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Extensão

publicado 22/04/2016 12h56, última modificação 27/03/2023 12h48

Apresentação

publicado 22/04/2016 14h52, última modificação 14/12/2022 10h16
Apresentação da Pró-Reitoria de Extensão do IFMG

  

 


 

Apresentação

A Extensão profissional, científica e tecnológica é definida pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de EPCT como “o processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimento científicos e tecnológicos visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional”.  

Nessa perspectiva, a extensão no IFMG é entendida como atividade fim da instituição, sendo conduzida sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Constitui-se como um pilar que edifica a relação Instituição – Sociedade, por meio de ações que viabilizam o acesso ao conhecimento produzido, a superação das desigualdades e a promoção das transformações sociais.

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Atribuições da Pró-Reitoria de Extensão

Conforme disposto no Regimento Geral do IFMG:

Art. 39 A Pró-Reitoria de Extensão, dirigida por um Pró-Reitor nomeado pelo Reitor, é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de extensão e relações com a sociedade, articuladas ao ensino e à pesquisa, junto aos diversos segmentos sociais.

Art. 40 Compete ao Pró-Reitor de Extensão:

I. Planejar, coordenar, superintender e acompanhar as atividades e as políticas de extensão e relações com a sociedade e o setor produtivo, conjuntamente com os Campi e com os diversos segmentos sociais;

II. Promover e apoiar ações de extensão como cursos de qualificação, palestras, seminários, voltados para a comunidade interna e externa do IFMG;

III. Priorizar ações de caráter cultural e artístico, relevantes para manifestações regionais, visando o desenvolvimento local, regional e nacional;

IV. Incentivar e apoiar projetos que possibilitem a solução de problemas educacionais, culturais, ambientais, geração de emprego, ampliação da renda, direcionados para a melhoria da qualidade de vida da população;

V. Buscar informações das tendências do processo produtivo e das necessidades de qualificação de profissionais que almejam inserir no mercado de trabalho;

VI. Oportunizar ações para o desenvolvimento de atividades, cursos, eventos, projetos e programas dentro do IFMG através dos vários órgãos, priorizando ações multidisciplinares e interdisciplinares, interdepartamentais e interinstitucionais e participativas entre o Instituto e a Sociedade;

VII. Manter o registro das atividades de extensão;

VIII. Atender às demandas de prestação de serviços às comunidades contribuindo dessa forma na formação de profissionais cidadãos capazes de responder aos desafios da realidade social;

IX. Elaborar, conjuntamente com os Campi, projetos em parceria com outras instituições nacionais, públicas e privadas;

X. Estimular a busca por recursos financeiros, tendo como fonte de recursos as dotações orçamentárias federais, estaduais, municipais, fundos gerenciados pelas fundações de apoio, parcerias e convênios com órgãos não governamentais e órgãos governamentais nacionais e internacionais e atendimento aos editais públicos;

XI. Intensificar, conjuntamente com órgãos competentes de cada Campus as relações com empresas e com outras instituições a fim de assegurar atividades de estágio aos estudantes do IFMG;

XII. Priorizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma que a ação de extensão esteja vinculada ao processo de formação, à utilização dos conhecimentos e dados produzidos e à geração de novos conhecimentos para retroalimentar o ensino e desenvolver novas pesquisas;

XIII. Promover interfaces com as demais Pró-Reitorias do IFMG, Pró-Reitorias dos Institutos Federais e Pró-Reitorias das Universidades;

XIV. Propor diretrizes e coordenar o desenvolvimento de programas e ações de assistência estudantil no âmbito do IFMG, com vistas à minimização da evasão acadêmica e à redução da influência dos fatores socioeconômicos no desempenho acadêmico do corpo discente;

XV. Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam correlatas ou lhe tenham sido atribuídas.

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Ações desenvolvidas pela extensão

As ações de extensão são desenvolvidas a partir de programas e projetos e atividades de extensão e estas são inerentes às dimensões da extensão tecnológica. Para melhor compreensão define-se:

Programa: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino.

Projeto: conjunto de atividades processuais contínuos, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico com objetivos específicos e prazo determinado que pode ser vinculado ou não a um programa.

Desenvolvimento Tecnológico: projetos de pesquisa aplicada no desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico de produtos, processos bem como a prestação de serviços em parceria com instituições públicas ou privadas nacionais e internacionais com interface de aplicação no mundo produtivo.

Projetos Sociais: projetos que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, relações etno-raciais, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida.

Estágio e Emprego: compreende todas as atividades de prospecção de oportunidades de estágio/emprego e a operacionalização pedagógica e administrativa dos mesmos.

Cursos de Extensão ou Formação Inicial e Continuada - FIC: ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância planejado para atender demandas da sociedade, visando o desenvolvimento a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com critérios de avaliação definidos e oferta não regular.

Projetos Culturais Artísticos, Científicos, Tecnológicos e Esportivos: compreende ações referentes a eventos técnico, social, científico, esportivo, artístico e cultural favorecendo a participação da comunidade externa e/ou interna.

Visitas Técnicas: atividade educacional supervisionada cujo objetivo principal é promover uma maior interação dos estudantes das diversas áreas educacionais da instituição com o mundo do trabalho.

Empreendedorismo e Associativismo: difusão e aplicação dos conhecimentos e práticas de empreendedorismo e associativismo, com ênfase no cooperativismo, por meio de programas institucionais.

Acompanhamento de egressos: constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.

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Organograma e contatos

Pró-Reitoria de Extensão - PROEX Avenida Prof. Mário Werneck, 2590, 9º andar Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Pró-Reitor de Extensão:
Carlos Bernardes Rosa Júnior
Fone: (31) 2513-5130
 
 
Diretoria de Programas e Projetos de Extensão - DPPEX
Avenida Prof. Mário Werneck, 2590, 9º andar
Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Diretor: Niltom Vieira Junior
Fone: (31) 2513-5142
 
Equipe da DPPEX
  
Tecnólogo em Gestão Pública
Edilson Nolaço dos Santos
Fone: (31) 2513-5142
  
Técnico em Assuntos Educacionais
Washington da Silva Carvalho
Fone: (31) 2513-5142
e-mail: washington.carvalho@ifmg.edu.br
  
Diretoria de Cultura, Esporte e Relações Institucionais - DCERI
Avenida Prof. Mário Werneck, 2590, 9º andar
Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Diretor: Flávio Rocha Puff
Fone: (31) 2513-5133
  

 Equipe da DCERI

Técnica em Assuntos Educacionais
Lívia Serretti Azzi Fuccio
Fone: (31) 2513-5133
Assistente em Administração
Jaqueline Souza Garcia
Fone: (31) 2513-5133
e-mail: jaqueline.garcia@ifmg.edu.br
  
Coordenadoria de Gestão das Ações de Extensão - CGAEXT
Avenida Prof. Mário Werneck, 2590, 9º andar
Buritis - 30575-180 - Belo Horizonte /MG
Horário de funcionamento: 07:00 as 19:00
Coordenador: Matheus Costa Frade
Fone: (31) 2513-5132
  
Equipe da CGAEXT
  
Técnica em Assuntos Educacionais
Kátia Lima Pereira
Fone: (31) 2513-5132
  
Assistente em Administração
Luciana Silva Briseno
Fone: (31) 2513-5132
e-mail: luciana.briseno@ifmg.edu.br
Assistente em Administração
Patrícia Cristina Rezende Vieira
Fone: (31) 2513-5132
e-mail: patricia.cristina@ifmg.edu.br

 

Programas

publicado 22/04/2016 14h55, última modificação 23/06/2016 08h53

Projetos

publicado 22/04/2016 14h56, última modificação 23/06/2016 08h53

Eventos

publicado 22/04/2016 14h57, última modificação 13/07/2020 12h09
Eventos realizados pela Pró-Reitoria de Extensão

Logo unificada. Saberes maior

Chamada para Submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão

1. Das disposições gerais

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto federal de Minas Gerais (IFMG) torna pública a chamada para submissão de Relatos de Experiência para o I Seminário Saberes da Extensão em formato de resumo expandido e banner.

2. Da padronização

2.1. Normas para publicação do Relato da Experiência 

O texto deve ser editado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de relato de experiência” (arquivo Word). Todos os textos devem ser enviados em formato .docx, fonte Arial, em corpo 11, espaçamento simples, fonte na cor preta, todas as margens 2,0 cm. Os relatos devem ter, no máximo, 4 páginas, com os seguintes requisitos:

i) RESUMO – em Português, redigido em um único parágrafo, apresentando de forma concisa os pontos relevantes do texto, de no máximo 250 palavras. Máximo de três palavras-chave.

ii) FICHA TÉCNICA DA AÇÃO – Coordenador(es), Membros da equipe, Campus, Área Temática.

iii) RELATO DA EXPERIÊNCIA – contendo introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica e metodológica, depoimentos) e resultados e discussões (considerações finais), de no máximo 4 páginas, conforme a descrição detalhada no template

 iv) NOTAS DE RODAPÉ – apresentadas ao final das páginas, em corpo 9, podendo abranger comunicações pessoais e trabalhos em andamento (máximo de 5 linhas), não devendo conter referências bibliográficas;

v) GRÁFICOS, FOTOS e FIGURAS – devem ser apresentadas preferencialmente em cores, no corpo do texto com legenda. Pede-se extensão JPEG com resolução de, no mínimo, 300 dpi.

vi) CITAÇÕES – citações diretas de até três linhas deverão vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação em caixa alta, ano de publicação, página(s) do texto citado, colocados entre parênteses. Se o nome do autor citado integra a oração, colocar só o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação. Quando superior a três linhas, deverão ser destacadas por meio de recuo de 3 cm da margem esquerda, fonte menor e sem aspas, com espaço simples;

vii) REFERÊNCIAS – Deverão figurar sob o título “Referências”, ao final do relato, as obras efetivamente citadas ao longo do texto, seguindo a Norma NBR 6023/2002 para Referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Clique AQUI para acessar o Template“Modelo de relato de experiência”

2.2. Normas para confecção do Banner

O texto deve ser confeccionado no template disponibilizado nessa chamada pública, no arquivo “Modelo de banner” (arquivo Power Point). O Banner é responsabilidade do Orientador da ação de extensão, devendo ser confeccionado nas dimensões: 1,20 m de altura X 0,90 de largura, deve ter o fundo liso e branco sendo as figuras/fotos/gráficos/mapas/etc., permitidas e devem ter resolução mínima de 300 dpi. O conteúdo do Banner deve ser visualmente atraente, composto de um texto cuidadosamente integrado com os gráficos, tabelas e figuras e/ou fotografias.

Recomenda-se que os Banners estejam organizados com o seguinte conteúdo:

a) TÍTULO DA AÇÃO – O título do banner deve ser idêntico ao título do Relato de Experiência submetido. O título deve vir centralizado, tamanho de fonte entre 40 e 50, em negrito e em caixa alta.

b) IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES – Os nomes dos autores devem ser escritos em fonte 40, com chamadas de número elevado (notas de rodapé), ordenadas. Nas notas de rodapé, deve indicar Formação, vínculo institucional e email.

c) TEXTO E FIGURAS – As descrições apresentadas no banner devem ser basicamente as mesmas do Relato de Experiência, de forma mais sintética. Comece com uma breve Introdução ao problema em que se atuou e ao objetivo da ação realizada, seguida da introdução, desenvolvimento e considerações finais. Além dos itens anteriores, é interessante incluir também, quando houver, uma apresentação sintética (recorte de textos ou transcrição de entrevista) de depoimentos dos atores envolvidos na ação: bolsistas, voluntários, demais membros da equipe e público atendido. Os depoimentos devem responder questões como: “Por que a ação foi importante e quais efeitos transformadores ela proporcionou?”.

 d) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – O tamanho da fonte deve permitir a leitura pelo público entre 1 e 2 metros de distância. Se houver subtítulos, estes devem estar em caixa alta.

ATENÇÃO: A sessão de banner é um evento que ocorre junto a outras atividades e concorrerá visualmente com uma gama de informações do evento. O Banner não deve ser um manuscrito pendurado na parede. Tente ser sucinto e atraente. Seja conciso. Use uma organização simples e lógica para dispor os assuntos, como se fosse uma matéria de revista de divulgação. Use imagens de boa qualidade para ilustrar e complementar sua comunicação.

Clique AQUI para acessar o Template – “Modelo de banner”.

3. Do envio das propostas

3.1 O relato de experiência e o Banner deverão ser enviados pelo Coordenador da Ação de Extensão no endereço https://forms.gle/Ma9wkwSJjLEdDwyz6 até o dia 24/07/2019, com a devida revisão da língua portuguesa. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.

3.2 Serão pré-selecionadas somente as propostas que enviarem o RELATO DE EXPERIÊNCIA e o BANNER segundo as normas de formatação estabelecidas nesta Chamada. Propostas com apenas um dos arquivos não serão consideradas.

4. Da seleção para exposição no I Seminário Saberes da Extensão

4.1 Os relatos de experiência serão publicados nos Anais do I Seminário Saberes da Extensão e os Banners serão apresentados em seção pública, como parte integrante do II Planeta Inovação.

4.2 As propostas enviadas serão pré-selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

a) Atendimento as normas de publicação desta chamada publica;

b) envio de ambos os arquivos: relato de experiência e Banner;

4.3 As propostas pré-selecionadas serão avaliadas por comissão instituída pela PROEX, que fará a seleção dos trabalhos a serem publicados nos anais e expostos na seção de Banners. As propostas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

a) Caráter extensionista da ação;

b) Impacto interno e externo;

c) Clareza, objetividade e coerência dos materiais.

5. Do apoio financeiro da PROEX

5.1 A PROEX fará o custeio da impressão dos Banners selecionados.

5.2 Os custos com deslocamento e diárias para participação no II Planeta Inovação devem correr por conta das equipes, ficando facultado a solicitação de apoio ao campus de lotação.

6. Calendário

Lançamento da Chamada Pública

24/06/2019

Prazo final para envio dos documentos

24/07/2019

Pré-seleção e Seleção

25/07/2019

Divulgação do Resultado

26/07/2019

Realização do I Seminário Saberes da Extensão e II Planeta Inovação

12 a 14/08/2019

 Resultado dos trabalhos aprovados para o I Seminário Saberes da Extensão

Acessibilidade e deficiencia visual Joice Paloma
Acessibilidade em instituições de ensino: avaliação do campus Santa Luzia e sensibilização da comunidade acadêmica Carolina Helena Miranda
Araras produtor de água Humberto Coelho de Melo
Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência Maitê Costa
Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação Alexandre Ferreira Mascarenhas
Cineclube cidadão Bruno Francisco Melo Pereira
Cinema e debate Taciana Almeida Garrido
Desmistificando a matemática do ENEM Isabela Bárbara de Sousa 
Diálogos sobre o patrimônio Maria Cristina Rocha Simão
Engenharia e arte: processos de fabricação Douglas Melo
Ensaios de intervenção sustentável  na microbacia do córrego Baronesa  Raquel Manna Julião
Escola de futsal: uma experiência do IFMG campus Formiga Luiza Aguiar dos Anjos
Estradas de Vila Rica a Cachoeira do Campo: dos antigos caminhos a estrada de Dom Rodrigo Menezes  João Vitor Batisteli
Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas Chrisley Bruno Ribeiro Camargos
Gerindo Talentos Stella M. Gomes Tomé
Implantação da fazenda modelo em sustentabilidade no IFMG campus Bambuí Cezar Dias do Nascimento
Inclusão digital em Sabará Carlos Alexandre
Inclusão digital: aplicação de cursos de informática para a comunidade de Bambuí-MG Marcos Roberto Ribeiro
Lavantamento topográfico do aterro controlado do município de Piumhi-MG Humberto Coelho de Melo
Matemática e redação: uma relação possível e necessária Danielli Ferreira
Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural Flávio Jr.
Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar Maitê Costa
Núcleo de inovação e desenvolvimento empresarial de Sabará (NIDES) Lucas Maia dos Santos
Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática? Cássia do Carmo Pires Fernandes
Práticas corporais: atividades físicas no campus Betim Mauro da Costa Fernandes
PPrejeto pédiquê? Este mato é panc. Bárbara Regina Pinto
Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG Humberto Coelho de Melo
Relato de experiência de atividades de educação alimentar Maitê Costa
Robótica educacional: unindo campus e comunidade Edson Batista 
Saindo do zero Virgil Del Duca Almeida
Se joga! Futsal feminino Betim Nara Nília Nogueira
Uso racional de água: captação da água de chuva na fazenda modelo em agricultura sustentável do IFMG campus Bambuí  Cezar Dias do Nascimento
Vida literária Alessandra Mara Vieira

Programação do dia 13 de agosto de 2019 

PROGRAMAÇÃO - 13/8
10h às 12h

Abertura: Palestra "Inclusão Digital - Um relato de experiência extensionista" - Prof. Carlos Alexandre Silva | Espaço para debate

14h às 15h30

Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão 
(Bate-papo com alunos de Iniciação Científica, Pós-Graduação e extensionistas)

15h às 16h

 Palestra: A importância da Empresa Júnior para a carreira profissional. 
Palestrante: Gabriel Pereira (Analista de RH da Base 2 / Bolsista Proex)

 

Apresentações do dia 13 de agosto de 2019

Acessibilidade e deficiencia visual Joice Paloma Arcos
Araras produtor de água Humberto Coelho de Melo Piumhi
Desmistificando a matemática do ENEM Isabela Bárbara de Sousa  Bambuí
Engenharia e arte: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Douglas Melo Arcos
Estratégias de Ensino envolvendo matemática e educação musical nas escolas Chrisley Bruno Ribeiro Camargos Formiga
Gerindo Talentos Stella M. Gomes Tomé Piumhi
IMPLANTAÇÃO DA FAZENDA MODELO EM SUSTENTATIBILIDADE NO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ Cezar Dias do Nascimento Bambuí
Inclusão digital em Sabará Carlos Alexandre Sabará
INCLUSÃO DIGITAL: APLICAÇÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA PARA A COMUNIDADE DE BAMBUÍ-MG Marcos Roberto Ribeiro Bambuí
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DO ATERRO CONTROLADO DO MUNICÍPIO DE PIUMHI-MG Humberto Coelho de Melo Piumhi
MATEMÁTICA E REDAÇÃO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA Danielli Ferreira Formiga
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E  DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DE SABARÁ (NIDES) Lucas Maia dos Santos Sabará
PROJETO PÉDIQUÊ? ESTE MATO É PANC. Bárbara Regina Pinto Sabará
Proposta de Lei de parcelamento, uso e ocupação do solo para o município de Piumhi-MG Humberto Coelho de Melo Piumhi
USO RACIONAL DE ÁGUA: CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA NA FAZENDA MODELO EM AGRICULTURA SUSTENTAVEL DO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ Cezar Dias do Nascimento Bambuí
ESCOLA DE FUTSAL: UMA EXPERIÊNCIA DO IFMG – CAMPUS FORMIGA Luiza Aguiar dos Anjos Formiga
Avaliação da qualidade do cardápio oferecido para idosas residentes em uma instituição de longa permanência Maitê Costa Reitoria
Novas perspectivas de avaliação e monitoramento da alimentação escolar Maitê Costa Reitoria
Relato de experiência de atividades de educação alimentar Maitê Costa Reitoria

Programação do dia 14 de agosto de 2019 

PROGRAMAÇÃO - 14/8
9h às 12h    

Reunião aberta do Comitê de Extensão: Curricularização da Extensão                                                                                                            

08h30 às 10h30

Sessão de Pôsteres Saberes da Extensão

Apresentações do dia 14 de agosto de 2019

Acessibilidade em instituições de ensino - avaliação do campus SL e sensibilização da comunidade acadêmica Carolina Helena Miranda Santa Luzia
Cemitério da Igreja das Mercês e Misericórdia de Ouro Preto: medidas de preservação, proteção e conservação Alexandre Ferreira Mascarenhas Ouro Preto
CINECLUBE CIDADÃO: EXTENSÃO ESTIMULANDO A PESQUISA E APOIANDO O ENSINO Bruno Francisco Melo Pereira Betim
Cinema e debate Taciana Almeida Garrido Ipatinga
DIÁLOGOS SOBRE O PATRIMÔNIO Maria Cristina Rocha Simão Ouro Preto
ENSAIOS DE INTERVENÇÃO SUSTENTÁVEL NA MICROBACIA DO CÓRREGO BARONESA Raquel Manna Julião Santa Luzia
ESTRADAS DE VILA RICA A CACHOEIRA DO CAMPO: DOS ANTIGOS CAMINHOS A ESTRADA DE DOM RODRIGO JOSÉ DE MENEZES João Vitor Batisteli Ouro Preto
Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal de patrimônio cultural Flávio Jr. Ouro Preto
Políticas sociais a partir da Constituição de 1988: nossos direitos do contexto do texto para o contexto da prática? Cássia do Carmo Pires Fernandes Ponte Nova
PRÁTICAS CORPORAIS/ATIVIDADES FÍSICAS NO CAMPUS BETIM Mauro da costa Fernandes Betim
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UNINDO CAMPUS E COMUNIDADE Edson Batista  Ponte Nova
SAINDO DO ZERO Virgil Del Duca Almeida Betim
Se joga! Futsal feminino Betim Nara Nília Nogueira Betim
Vida literária Alessandra Mara Vieira Ipatinga

 

Público-alvo: Alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação do IFMG, interessados em apresentar seus trabalhos de Extensão. Apresentações abertas ao público em geral.

Inscrições: Até 24 de julho. Saiba mais.
Para assistir às apresentações não é necessário inscrição prévia.

Estágio

publicado 22/04/2016 14h57, última modificação 14/03/2023 11h04
Informações sobre estágio

O estágio, de acordo com a lei 11.788, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O estágio no IFMG 

Conforme disposto no Regulamento de Estágio do IFMG:

Art. 2° Os estágios dos cursos do IFMG visam ao aprendizado de competências inerentes à atividade profissional e à contextualização curricular, tendo como objetivos:

I - possibilitar o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho;

II - facilitar a futura inserção do estudante no mundo do trabalho;

III - promover a articulação do IFMG com o mundo do trabalho;

IV - proporcionar a adaptação social e psicológica do estudante à sua futura atividade profissional; e

V - contribuir na avaliação do processo pedagógico de sua formação profissional.

Documentos importantes 

IFMG. Instrução Normativa Nº 3 de 10 de dezembro de 2020 - Dispõe sobre responsabilidades da PROEX e PROEN em relação às questões de estágio.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.

Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio

IFMG. Portaria nº 0943, de 26 de setembro de 2013. Delega competências aos diretores-gerais em matéria de estágio. 

IFMG. Resolução nº 062, de 01 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a aprovação de Regulamento para normatização de Estágios no Exterior, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.

IFMG. Resolução nº 38, de 14 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a Regulamentação do Estágio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e revoga Resolução 07 de 19 de março de 2018. 

Termo de Convênio para Estágios Obrigatórios e Não Obrigatórios

Termo de Convênio para estágios intermediados por Agentes de Integração

Termo de Compromisso para Estágio Obrigatório

Termo de Compromisso para Estágio Não Obrigatório

Termo de Compromisso para Estágio Obrigatório- Licenciaturas

Termo Aditivo

Termo de Rescisão

Manual para registro do Estágio Não Obrigatório no Histórico Escolar

IFMG. Instrução Normativa nº 02, de 28 de janeiro de 2021. Dispõe sobre normas complementares à Resolução nº 38, de 14 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a Regulamentação do Estágio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e revoga Resolução 07 de 19 de março de 2018.   

Orientações para estágio no período de pandemia - IFMG. Instrução Normativa 07 de 06 de novembro de 2020.


Relação dos Convênios de Estágio

 Convênios Institucionais Firmados

 

 

última modificação 23/06/2016 08h50

última modificação 23/06/2016 10h24

última modificação 23/06/2016 10h25

última modificação 23/06/2016 11h38

última modificação 23/06/2016 11h38

última modificação 23/06/2016 11h39

última modificação 23/06/2016 11h39

última modificação 23/06/2016 11h39

última modificação 23/06/2016 11h40

última modificação 23/06/2016 11h40

última modificação 23/06/2016 11h41

Legislação

publicado 22/05/2017 08h33, última modificação 19/11/2021 06h42

 

  


 

Cursos de Formação Inicial e Continuada 

IFMG. Instrução Normativa nº 1 de 11 de novembro de 2021. Normatiza o funcionamento dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Anexo I - Projeto Pedagógico de Curso

Anexo II - Formulário de Requerimento de Matrícula

Anexo III - Modelo de Certificado

Serviço Voluntário

IFMG. Resolução nº 039 de 14 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a aprovação da Regulamentação de Serviço Voluntário no âmbito do IFMG e Revoga a Resolução nº 11 de 04 de maio de 2017.

Anexo I - Formulário de Inscrição

Anexo II - Modelo de Termo de Adesão

Anexo III - Formulário de inscrição - Professor Voluntário

Responsabilidades Compartilhadas das Atividades de Estágio

IFMG. Instrução Normativa nº 03 de 10 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as responsabilidades compartilhadas das atividades de estágio no âmbito das Pró Reitorias do IFMG.

Atividades de Estágio durante a Pandemia da COVID-19

IFMG. Instrução Normativa nº 07 de 06 de novembro de 2020. Dispõe sobre alteração do Capítulo VIII da Instrução Normativa conjunta IFMG nº 05 de 18 de junho de 2020.

Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) 

IFMG. Portaria nº 966 de 06 de outubro de 2020. Dispõe sobre a regulamentação do pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, aplicada a Cursos, Concursos e Vestibular e revogação da Portaria 1424/2019.

Anexo I - Tabelas de Gratificações por Encargo de Cursos, Concursos e Vestibular

Anexo II - Modelos de Declaração

Regulamentação das Empresas Juniores no IFMG

IFMG. Instrução Normativa nº 4, de 07 de Agosto de 2019. Dispõe sobre normas complementares à RESOLUÇÃO Nº 38 DE 29 DE OUTUBRO DE 2018 relativas a criação, funcionamento, supervisão e extinção de Empresas Juniores no âmbito do IFMG.

Anexo I- Estatuto Social

Anexo II- Termo de Anuência do Orientador

Anexo III- Termo de Voluntariado

Anexo IV- Termo de Reconhecimento da Instituição

Anexo V- Termo de Permissão de Uso

Anexo VI- Termo de Permissão de Uso de Laboratórios

Anexo VII- Termo de Concordância

Política de Acompanhamento de Egressos

IFMG. Resolução nº 19, de 03 de maio de 2019. Dispõe sobre a Aprovação da Regulamentação da Política de Acompanhamento de Egressos do IFMG.

Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018

MEC. Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014- 2024 e dá outras providências.

Política de Extensão 

IFMG. Resolução nº 038 de 29 de outubro de 2018. Dispõe sobre a Aprovação da Política de Extensão do IFMG.

IFMG. Instrução Normativa 01 de 31 de março de 2020. Dispõe sobre os procedimentos para descentralização dos recursos orçamentários destinados ao financiamento das ações de Extensão do IFMG e revogação da Instrução Normativa nº 2 de 06 de abril de 2018.​

Cartão BB-Pesquisa

IFMG. Resolução nº 010 de 04 de maio de 2017. Dispõe sobre a alteração do Regulamento para utilização do Cartão BB-Pesquisa  e resolve dar nova redação ao texto.

Termo de Responsabilidade - Cartão BB-Pesquisa

Formulário - Relatório Técnico

Formulário de Prestação de Contas 

Formulário de Prorrogação de Prazo - Ação de Extensão

Formulário de Substituição de Material

Modelo de Recibo - Serviço de Terceiro

Termo de Doação de Bens de Capital

Estágio

IFMG. Instrução Normativa nº 02, de 28 de janeiro de 2021. Dispõe sobre normas complementares à RESOLUÇÃO Nº 38 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2020 que dispõe sobre a Regulamentação do Estágio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e revoga a Resolução 07 de 19 março de 2018 .

IFMG. Resolução nº 062, de 01 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a aprovação de Regulamento para normatização de Estágios no Exterior, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG.

IFMG. RESOLUÇÃO Nº 38 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2020 que dispõe sobre a Regulamentação do Estágio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e revoga a Resolução 07 de 19 março de 2018 .

Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG

IFMG. Portaria nº 459, de 26 de abril de 2019. Dispõe sobre a alteração do Regulamento do Programa Institucional de Esporte e Lazer do Instituto Federal de Minas Gerais.

Prestação de Serviços Tecnológicos

IFMG. Resolução nº 016, de 23 de julho de 2018. Dispõe sobre o Regulamento da Prestação de Serviços Tecnológicos do IFMG junto a comunidade externa.

última modificação 22/05/2017 09h33

última modificação 22/05/2017 09h39

última modificação 22/05/2017 09h40