Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cine Bandeirante recebe formatura do projeto de extensão "Programa Sabará for Women"

Acontece nos Campi

publicado: 29/11/2019 14h52, última modificação: 18/03/2024 09h22

O palco do Cine Bandeirante, centro cultural de Sabará recém reaberto após dez anos fechado, foi o local escolhido para a cerimônia de formatura das 80 adolescentes que participaram em 2019 do projeto de extensão “Programa Sabará For Women - PS4W”. A solenidade foi realizada na noite do dia 27 de novembro e reuniu mais de 400 pessoas, entre convidados, familiares, autoridades e representantes das secretarias municipal e estadual de Educação.

Uma das ações realizadas dentro do Programa Sabará, o PS4W busca estimular e incentivar meninas matriculadas em escolas públicas a ingressar como profissionais nas áreas de ciências exatas e tecnologia. O curso do PS4W teve duração de nove meses, com atividades iniciadas em março. Dividido em módulos, as aulas abordaram conceitos de informática e eletrônica, com atividades voltadas para o uso de aplicativos e programação. As estudantes tiveram a oportunidade de aprender conteúdo básico de robótica, com aulas práticas nas quais conheceram o funcionamento de robôs.

"Acredito que o PS4W é um marco na vida dessas meninas, por que mesmo que elas não sigam na carreira de Exatas, as habilidades aprendidas no projeto vão muito além do que só programação. Aprender programação estimula a criatividade, a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas no século XXI e que essas meninas podem utilizar por toda vida, em quaisquer área que elas decidirem seguir", afirma a professora Cristiane Norbiato Targa, coordenadora do PS4W.

A iniciativa foi fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financiou 23 bolsas (15 para alunas do médio/técnico, três para alunas da graduação e cinco para professoras das escolas públicas participantes). Segundo professor Carlos Alexandre, um dos responsáveis pelo programa, o sucesso do PS4W deverá estimular novos projetos para serem desenvolvidos no ano que vem e até uma parceria com o Governo de Minas Gerais, que já manifestou interesse na ação.

Entre as autoridades presentes na cerimônia de formatura, estavam o diretor-geral do Campus Sabará, Daniel Neves Rocha; o coordenador e idealizador do Programa Sabará, Carlos Alexandre Silva; a coordenadora do PS4W, Cristiane Norbiato Targa; o coordenador de gestão das ações de Extensão do IFMG, Matheus Costa Frade; o secretário municipal de Cultura, Hamilton Alves, que representou o prefeito Wander Borges; a secretária municipal de Educação, Vânia Leal; e a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino, Márcia Santos Fonseca.

Leia mais: Projeto de extensão ensina robótica a adolescentes de escolas públicas