Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de reformulação da RAD envia solicitação ao Sinasefe-IFMG
conteúdo

Notícias

Comissão de reformulação da RAD envia solicitação ao Sinasefe-IFMG

Trabalho de atualização da Regulamentação da Atividade Docente (RAD) é incipiente e ainda não discutiu pontuação das atividades acadêmicas dos professores.
publicado: 21/05/2021 16h04, última modificação: 14/03/2024 13h42

Com trabalhos iniciados no último dia 11 de maio, a comissão constituída para reformular a Regulamentação da Atividade Docente (RAD) no IFMG está empenhada em realizar o processo de forma dinâmica e com a participação efetiva das diversas representações docentes. Por isso, fazem parte do grupo que irá trabalhar numa proposta a ser submetida para consulta pública à comunidade acadêmica quatro representantes das seções sindicais vinculadas à instituição (Sinasefe-IFMG e Sinasefe-Bambuí), dois integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), além de professores que integram as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e suas respectivas câmaras. A relação dos membros da Comissão de Reformulação da RAD pode ser consultada neste link.

Visando conferir transparência ao processo, a comissão definiu, no dia 18 de maio, enviar uma solicitação ao Sinasefe-IFMG pedindo que a entidade faça esclarecimentos à comunidade acadêmica a respeito da nota divulgada pela seção sindical no dia 14 de maio. Na publicação, o Sinasefe-IFMG afirma ter tido acesso à planilha criada pela comissão e analisa diversos pontos do documento. No entanto, tal planilha não contém o resultado do trabalho referente à reformulação da RAD, uma vez que as discussões sobre as pontuações das diversas atividades docentes ainda não foram iniciadas.

A Comissão para reformulação da RAD explica que, na reunião do dia 11 de maio, não houve tempo sequer para apresentar a metodologia de trabalho e que, portanto, as atividades desenvolvidas até o momento são incipientes e distantes de uma conclusão a respeito das pontuações sobre a Normatização da Atividade Acadêmica dos Docentes. Conforme informações divulgadas no portal institucional do IFMG, no dia 14 de maio, a proposta a ser apresentada, ainda sem data definida, será explicada a toda a comunidade para depois ser submetida a uma consulta pública. Após todas essas etapas, será, então, encaminhada ao Conselho Superior para apreciação.

A atualização da RAD é uma ação prevista na Resolução do Consup n° 56/2017. A comissão recém designada para este trabalho reitera sua responsabilidade para com o processo e destaca que o debate sobre o assunto é de suma importância para os docentes, assim como para todo o IFMG. Todos os documentos que envolvem o trabalho estarão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a consulta dos servidores. A solicitação encaminhada ao Sinasefe-IFMG também pode ser acessada neste link.

Leia mais:

Comissão inicia trabalhos para atualização da RAD