Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em Governador Valadares, “Agenda Verde” elenca datas comemorativas da área ambiental
conteúdo

Acontece nos Campi

Em Governador Valadares, “Agenda Verde” elenca datas comemorativas da área ambiental

Projeto incentiva a discussão e abordagem de temáticas do meio ambiente na sala de aula
publicado: 30/11/2018 12h08, última modificação: 30/11/2018 12h08
Novas formas de educação ambiental no Campus

Novas formas de educação ambiental no Campus

Quem circula pelo corredor do prédio de Ensino do Campus Governador Valadares deve ter notado um incremento na parede próxima à Biblioteca. Trata-se do banner “Agenda Verde” que registra mensalmente algumas importantes datas alusivas ao meio ambiente. A iniciativa é uma promoção do Núcleo de Educação Ambiental do IFMG - Campus Governador Valadares (NEAF/IFMG-GV) por meio do Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

De acordo com o coordenador do projeto no campus, prof. Luiz Fernando da Rocha Penna, a Agenda Verde poderá servir de guia para os professores desenvolverem discussões e atividades educativas de acordo com as datas comemorativas em suas respectivas disciplinas.

Penna ressalta também a importância do envolvimento institucional. “Os Institutos Federais de Educação (IF’s) podem e devem participar ativamente dessas discussões e atividades, vez que, além de ser espaço para formação profissional devem contribuir também para reflexões humanas que permitam o desenvolvimento de ações individuais e coletivas sobre a causa ambiental, buscando atender o que preconiza a legislação ambiental brasileira e a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1º, inciso VI: Reconhecer o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros à Educação Ambiental e atribui ao Estado o dever de promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”.

Fonte: Comunicação/Campus Governador Valadares