Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenheiro Eletricista ministra palestra sobre aplicabilidade do cálculo na profissão

Acontece nos Campi

publicado: 26/09/2018 17h23, última modificação: 20/03/2024 09h35

No último dia 15, foi ministrada em nosso campus a palestra “Engenharia: O Prosseguir com a Ciência” que tratou das aplicações do Cálculo Diferencial e Integral na Engenharia Elétrica. A palestra faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Ensino e de Pesquisa “O Cálculo além da sala de aula”, coordenado pela Profa. Verônica Lopes. Os participantes do evento foram recepcionados, ainda, com um Coffee Break que oportunizou um momento de interação entre os participantes.

O palestrante, José Emanuel Fernandes, Engenheiro Eletricista da Aperam South America, compartilhou seus saberes acadêmicos e suas experiências profissionais com os discentes. No início de sua exposição, destacou a importância dos conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento da Engenharia: “Se todo conhecimento se torna científico quando é formalizado matematicamente, então, todo conhecimento aplicado para o desenvolvimento de algo para a engenharia, obrigatoriamente, tem que ser desenvolvido matematicamente”, disse ele. Em seguida, elencou as características necessárias a um bom engenheiro, dando ênfase à formação da sua capacidade analítica, a qual dependerá do conhecimento do profissional em relação às leis físicas e à Matemática, que o capacitará para a tomada de decisões técnicas. No ápice de sua apresentação, exemplificou as aplicações do Cálculo na Engenharia Elétrica, destacando a relação entre a carga e a corrente elétrica; a tensão entre dois pontos em um circuito elétrico; a análise e a descrição de um processo representado graficamente; os níveis de tensão de alimentação; coordenação, seletividade e dimensionamento.

De acordo com o aluno Kaique Bryan, do 2º período do curso de Engenharia Elétrica, “a palestra foi imensamente produtiva, pois consegui complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula” e, além disso, comenta que aprendeu que “o Cálculo leva o futuro engenheiro a desenvolver um raciocínio crítico e a solucionar problemas no seu ambiente de trabalho”. Para a Profa. Verônica, um encontro como esse é de suma importância para os alunos desmistificarem a visão, muitas vezes errônea, que possuem da disciplina e espera-se que, dessa maneira, eles possam transformar sua forma de relacionar com a matemática no curso, dedicando-se a ela, visto que agora sabem da sua importância para o futuro sucesso na profissão.