Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFMG chega à final da Olimpíada GeoBrasil

Equipe do IFMG chega à final da Olimpíada GeoBrasil

publicado: 20/09/2019 13h51, última modificação: 19/03/2024 07h24

O IFMG estará representado na fase final da Olimpíada GeoBrasil 2019, que vai ser realizada em Campinas (SP), no mês de outubro. A Equipe “Plataforma Continental” do Campus Betim - além de medalhista de ouro na competição - é uma das duas equipes selecionadas em Minas Gerais.

Sob a orientação do professor Paulo Borges, o grupo obteve 1.413 pontos em possíveis 1.500 disputados nas três primeiras fases distribuídas pela resolução de 50 questões online. A Olimpíada GeoBrasil é considerada a mais importante desta ciência pois engloba a Olimpíada Brasileira de Geografia (5ª edição) e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (3ª edição) numa mesma ação.

A fase final será entre os dias 18 a 20 de outubro de 2019 no Instituto de Geociências da Unicamp. Cinquenta e quatro equipes do país farão uma atividade coletiva e outra individual. Os alunos que obtiverem classificação de destaque nesta fase presencial serão treinados para participar da International Geography Olympiad em 2020, em Istambul - Turquia.

Plataforma Continental

A equipe é composta pelos alunos Gabriel Lara, Milena Dias e Samuel Saurino. Os estudantes cursam o terceiro ano do ensino técnico integrado de Automação Industrial, Química e Mecânica, respectivamente.

Para o docente orientador Paulo Eduardo, os tópicos abordados na olimpíada e o sucesso alcançado pelos alunos enaltece o conhecimento das ciências da terra e geografia, empoderando os discentes em prol da transformação social. “O debate sobre as adaptações e artifícios humanos para ocupar e produzir no espaço geográfico atualmente revela a importância de se observar o comportamento e a distribuição dos elementos físicos do planeta, considerando as discussões críticas sobre a Terra enquanto recurso, a sustentabilidade e também o futuro da humanidade.”

Ele acrescenta o sentimento de entusiasmo por parte dos alunos, que manifestam predileção pelas ciências humanas e sociais e geociências, além da experiência de participar de outros projetos de Ensino e Extensão relacionados aos temas.

Essa foi a primeira vez que o Campus Betim participou da OGB. Como a unidade não conseguirá arcar com as despesas da viagem da equipe com custeio interno, foi criada uma “vaquinha online”, aberta a contribuições.