Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições para Vestibular 2020 com oferta de 4 mil vagas

IFMG abre inscrições para Vestibular 2020 com oferta de 4 mil vagas

Há oportunidades de formação gratuita em 116 cursos técnicos e superiores, nos 18 campi. Interessados devem se inscrever pela internet até o dia 30 de outubro.
publicado: 01/10/2019 08h02, última modificação: 09/03/2024 09h54

O IFMG abre nesta terça-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Vestibular 2020. Chega a 3.974 o número de vagas abertas neste processo seletivo para ingresso em 116 cursos, nas modalidades Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente e Graduação. São oportunidades de formação profissional distribuídas nos 18 campi, localizados nas regiões metropolitana de BH, Central, Leste e Centro-oeste de Minas.

Os interessados em se inscrever devem acessar o portal do Processo Seletivo, ler as informações disponíveis nos editais 77, 78 e 79 e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 30 de outubro no sistema Gestão de Concursos da Fundep. Durante o processo, é preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos são gratuitos.

1_geral.pngIsenção da taxa de inscrição

O edital prevê isenção para quem tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os pedidos de dispensa do pagamento da taxa de inscrição poderão ser feitos entre 1º e 11 de outubro, dentro do sistema de inscrição na internet, mediante comprovação dos requisitos listados no edital.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Ingresso dos cursos técnicos

As provas (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas no dia 1º de dezembro de 2019. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário do exame. Poderá realizá-lo em cidades onde houver campus do IFMG, desde que haja vaga para o curso escolhido no referido campus.

Ingresso na graduação pelo Enem

A seleção de candidatos para as vagas dos cursos de graduação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não há aplicação de provas neste caso. Quem se inscrever poderá utilizar o resultado de uma das últimas três edições do Enem (2017, 2018 ou 2019). Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação.

Também há oferta de vagas para a graduação pelo Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Para o primeiro semestre de 2020, serão 1.038 oportunidades em 52 cursos. A inscrição, neste caso, é realizada conforme calendário do Inep, instituição responsável pelo processo.

Onde estudar

Com Reitoria instalada em Belo Horizonte, o IFMG é uma instituição multicampi, presente em 18 cidades de Minas: Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi, Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista. Oferta educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, articulando suas ações em função do desenvolvimento regional. Os cursos abrangem desde a formação técnica à pós-graduação.

Podcast

Todas as informações sobre o processo seletivo 2020/1 também estão disponíveis no Dá o Play!, o podcast do IFMG! Acesse!

Acesse os editais

Página de inscrição