Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Presente: lives exclusivas para servidores

IFMG Presente: lives exclusivas para servidores

Iniciativa coloca em debate, semanalmente, temas ligados a vida acadêmica, ensino, pesquisa, extensão, gestão de pessoas e outros assuntos de interesse dos servidores da Instituição
publicado: 27/04/2020 12h14, última modificação: 18/03/2024 08h15

Desde o final de abril (28), o Instituto transmite, semanalmente, o "IFMG Presente", iniciativa que leva aos servidores temas variados, de relevância para a comunidade acadêmica. As apresentações ocorrem ao vivo, sempre às 16h de terça-feira, no formato de live, utilizando o Google Meet (Hangouts). Para assistir, basta acessar, no momento da transmissão, o link enviado na véspera por e-mail - lembrando que é necessário estar conectado à conta de e-mail institucional (domínio @ifmg.edu.br).

28/4 - Proex apresenta: Plataforma + IFMG

MaisIFMG.jpgA Plataforma + IFMG foi o primeiro tema abordado. A live abordou a nova estrutura organizacional da Proex e as suas perspectivas para o fortalecimento da extensão no IFMG. Foram apresentados os editais 11/2020 e 12/2020, que buscam criar a plataforma de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) EaD +IFMG.
Palestrante: Niltom Vieira, diretor de Programas e Projetos de Extensão na Proex e docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Campus Ouro Branco.

ASSISTA AQUI

05/05 - Proen fala sobre: Cenário e perspectivas para o Ensino nos tempos de pandemia

A live do dia 5 de maio  tratou do cenário dos dias de hoje, das normas publicadas pelo MEC e das perspectivas para o Ensino do IFMG no contexto de pandemia.
Palestrantes:
- Carlos Bento, pró-reitor de Ensino, docente do Campus Santa Luzia
- Mário Luiz Viana Alvarenga, diretor de Planejamento Educacional, docente do Campus Bambuí.

12/05 - Trabalho remoto e saúde mental

Uma conversa sobre o momento que presente e as dificuldades neste período de isolamento social diante das demandas familiares, profissionais e de saúde. Esta live buscou apontar caminhos para minimizar os conflitos emocionais que possam surgir diante da imprevisibilidade ocasionada pela pandemia.
Palestrante: Heloísa Cristina Pereira, psicóloga e coordenadora de Gestão de Pessoas no Campus Bambuí.

19/05 - Saúde física e mental no período de distanciamento social

Nesta live, conversamos um pouco sobre os benefícios da atividade física para a saúde física e mental, sugestões de atividades individuais e com a família, alongamentos e práticas de meditação durante o distanciamento social.
Palestrante: Regiane M. Soares Ramos é professora de Educação Física e coordenadora de Esporte e Lazer no Campus Bambuí. Bacharel e licenciada em Educação Física, mestre em Educação Física.

26/05 - Modelo de negócio da Embrapii executado no Polo de Inovação

O modelo de negócios da Embrapii executado no Polo de Inovação. Como professores e técnicos podem se envolver nos projetos que o polo desenvolve.
Palestrante: Gustavo Lobato Campos, coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I do Polo de Inovação.

ASSISTA AQUI

02/06 - LIVE DA SEMANA: Instrução normativa para atividades acadêmicas não presenciais

Esta live fala sobre as atividades não presenciais no âmbito do Instituto. Apresenta e discute a nova Instrução Normativa que está sendo produzida conjuntamente pelas três pró-reitorias: Ensino, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e Extensão, bem como pelos campi.
Palestrantes: Carlos Bento, pró-reitor de Ensino; Carlos Bernardes, pró-reitor de Extensão; Gabriel Carvalho, coordenador de Pós-graduação (representante da PRPPG).

09/06 - Centro de Memória do IFMG

(com o diretor de Cultura, Esportes e Relações Institucionais da Proex, prof. Flávio Rocha Puff)

16/06 - Educação e antirracismo: o papel do IFMG

(com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Leandro da Conceição, a profa. Mônica Barros e o prof. Johnisson Silva).

23/06 - Diretrizes para o Ensino Remoto Emergencial

(com os pró-reitores de Ensino, Carlos Bento e de Extensão, Carlos Bernardes, bem como com o coordenador de pós-graduação, Gabriel Carvalho e o diretor de Planejamento Educacional, Mário Alvarenga)

30/06 - Novo plano de Acessibilidade do IFMG

O pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Conceição, a assessora da Proap, Isabela Stiegert, o estudante do Campus Bambuí e deficiente visual, Gláucio Brandão e o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, falaram sobre sobre questões relacionadas ao novo plano de Acessibilidade do IFMG, bem como sobre os Napnees.

07/07 - Processo seletivo/ Enem/ Indicadores IFMG

A coordenadora de Avaliação e Projetos do IFMG, Vilma Dumont, e a Procuradora Educacional, Denise Santana, falaram sobre os processos seletivos do IFMG, sobre o Enem e sobre indicadores do IFMG (na Plataforma Nilo Peçanha).

Assista aqui

14/07 - O papel das bibliotecas do IFMG junto ao Ensino Remoto.

Com os entrevistados: Rejane Santos (coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG) e César Moreira (bibliotecário em Sabará)

06/08 - A experiência dos campi pioneiros no ERE

Live com os diretores de Ensino: Débora Martins (Ponte Nova), Jaqueline Oliveira (Betim) e Tonimar Senra (Governador Valadares)

13/08 - As atividades da PRPPG na pandemia

Parte dos membros da PRPPG apresenta atividades e dados numéricos acerca da pró-reitoria. Os convidados dessa live foram Fernando Braga (pró-reitor), Flávia Siqueira (coordenadora de Pesquisa),  Gabriel Carvalho (diretor de Pós-graduação) e Tiago Ferreira (coordenador do NIT).

20/ 08 - O que o agente público federal pode e não pode nas eleições 2020

Entrevista com a professora e assessora jurídica da Procuradoria Federal do IFMG, Juraciara Vieira Cardoso.

Assista aqui

27/08 - A regulamentação da atuação remunerada do professor fora do âmbito do IFMG

Apresentação feita pelo diretor de Projetos de Extensão, Nilton Viera Júnior

03.09 - Previsão de corte no orçamento de 2021