Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG recebe exibição especial do documentário ‘Santa Luzia: uma visão histórica de Minas Gerais’

Acontece nos Campi

Evento realizado no dia 15 de dezembro contou com a presença de integrantes da equipe produtora do documentário, com destaque para o comunicador Otávio di Toledo.
publicado: 19/12/2022 11h27, última modificação: 08/03/2024 11h05

Realizada na última quinta-feira, 15 de dezembro, no auditório do IFMG - Campus Santa Luzia, duas exibições especiais do documentário "Santa Luzia: uma visão histórica de Minas Gerais". O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, sendo uma produção da Associação Turística e Cultural Minas Gerais, e patrocinado por algumas empresas.

Na condição de apoiador da produção, o IFMG foi escolhido pelos produtores para duas exibições especiais, durante o período de lançamento e entrega desse trabalho audiovisual. O lançamento oficial ocorreu na noite do dia 14 de dezembro, no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida. Na ocasião, os moradores da cidade tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do município em seus 300 anos de história.

O documentário insere Santa Luzia no cenário de representatividade entre as cidades centenárias de Minas Gerais, pelo seu passado como destaque no desenvolvimento do Estado desde os tempos coloniais. A cidade apresenta um rico patrimônio histórico, representado, por exemplo, pelo Mosteiro de Macaúbas, construído em 1714, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e outras edificações centenárias como a Igreja Matriz, com seu interior em acabamento barroco com obras do Mestre Ataíde; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida pela irmandade dos negros no século XVIII; a capela Senhor do Bonfim; o Solar da Baronesa; o Solar Teixeira da Costa, este um dos casarões mais belos do período colonial, erguido no século XVIII.

O documentário tem duração de 60 minutos e estará, em breve, disponível no YouTube, sob o título “Santa Luzia – Uma visão histórica de Minas Gerais”.

No IFMG, a exibição especial foi realizada em duas sessões, às 15h30 e 19h. O evento contou com a presença de integrantes da equipe produtora, com destaque para o comunicador Otávio di Toledo, que, ao final do evento, respondeu perguntas do público juntamente com o professor do campus, Neilson José da Silva.

O evento de exibição especial do documentário permitiu a discussão de temas estudados em várias disciplinas que abordam a questão do patrimônio e da cultura luziense. Estiveram presentes representantes da direção, docentes, técnicos e estudantes de diversos cursos.