Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Piumhi presente na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Acontece nos Campi

Evento ocorreu entre os dias 24 e 30 de julho, em Brasília. Professor do Campus Piumhi que atualmente integra diretoria da SBPC ministrou palestra sobre o cerrado.
publicado: 03/08/2022 16h15, última modificação: 11/03/2024 11h56
O bioma Cerrado é um dos temas de pesquisa do prof. Pedro Camargo.
Foto: Arquivo pessoal

O bioma Cerrado é um dos temas de pesquisa do prof. Pedro Camargo. Foto: Arquivo pessoal

Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, realizou-se, de 24 a 30 de julho, a 74° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento ocorreu na Universidade de Brasília (UnB) e contou com centenas de atividades, divididas em temáticas como Inovação, Afro e Indígena, Educação, Exposições Científicas, SBPC Jovem, SBPC Cultural, entre outras. Na categoria SBPC vai à Escola houve palestra ministrada por docente do IFMG.

Atualmente secretário regional adjunto da SBPC em Minas Gerais, o professor do Campus Piumhi Pedro Luiz Teixeira de Camargo foi responsável pela palestra “O cerrado brasileiro nos últimos 200 anos – motivos para comemorar?”. O assunto é um dos temas de pesquisa do docente, que propõe, inclusive, uma nova classificação das subformas desse bioma. Sua abordagem no evento envolveu aspectos como caracterização, riqueza e biodiversidade do Cerrado Brasileiro, origem geológica, clima, solo, seca e fogo, além de aspectos históricos e culturais do processo de ocupação da região, degradação e uso sustentável dos recursos naturais.

Fórum anual

Evento anual reúne pesquisadores, acadêmicos e público em geralAs reuniões anuais da SBPC são realizadas a cada ano em um estado brasileiro e constituem um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência, nas diversas áreas do conhecimento, e um espaço de debate de políticas públicas para a ciência e tecnologia, educação e outros temas de interesse nacional. Entre os milhares de participantes estão cientistas, pesquisadores, estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes interessados, além de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e da educação, bem como pesquisadores de outras sociedades científicas – diversas delas criadas dentro da SBPC.

De acordo com o prof. Pedro Camargo, o tema da próxima reunião ainda não foi definido, mas o local e data sim: 24 e 30 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).