Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Membros do IFMG agora podem acessar periódicos da Capes de qualquer local
conteúdo

Notícias

Membros do IFMG agora podem acessar periódicos da Capes de qualquer local

publicado: 04/04/2017 00h00, última modificação: 26/03/2024 14h49

A Diretoria de Tecnologia da Informação disponibilizou, recentemente, o acesso ao Portal de Periódicos da Capes a todo o IFMG, tanto dentro como fora dos campi. Anteriormente, já era possível acessar, mas o acervo era bastante restrito.

Para isso, está sendo utilizada a Rede CAFE (Comunidade Acadêmica Federada) mantida pela Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP), o que permitirá que docentes, alunos e técnicos-administrativos acessem o portal a partir de qualquer local. Basta usar os mesmos usuário/senha utilizados para acessar o Portal Meu IFMG.

Ainda segundo a DTI, no caso dos técnicos-administrativos, somente aqueles que já têm acesso a algum módulo do ERP/Conecta têm o acesso remoto, mas com a finalização da implantação dos demais módulos, todos terão acesso remoto ao portal.

Sobre o portal

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 128 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Como acessar

A partir de agora, o acesso ao portal pode ser feito da seguinte forma:

1) Acesse o Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br),

2) Localize o texto ACESSO CAFE, que é o primeiro na parte da superior da página do Portal, em seguida clique neste menu.

3) Na página que é aberta, selecione o IFMG, utilizando o menu Selecione uma instituição, e clique na caixa Enviar.

4) Em seguida será aberta uma página na qual se deve inserir o mesmo login e a senha utilizados para acessar o portal Meu IFMG/Conecta.

Fonte: (Comunicação Formiga e Reitoria)