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Mestrado Profissional em Educação inicia nova turma em agosto

Vinte alunos foram aprovados para essa edição do programa, cujas vagas contemplam servidores e público em geral
publicado: 10/07/2019 08h25, última modificação: 19/03/2024 10h18

A comissão organizadora do ProfEPT - Educação Profissional e Tecnológica divulgou, no dia 19 de junho, a lista do resultado final do processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). As vagas foram destinadas a servidores e a ampla concorrência para formar um novo grupo que iniciará aulas em agosto.

Para essa edição, foram cerca de 900 vagas distribuídas em todo o território nacional, sendo 20 delas destinadas ao Instituto Federal de Minas Gerais. As aulas são realizadas de forma semipresencial, tendo o Campus Ouro Branco como cenário para a parte presencial. Os aprovados devem ficar atentos ao período de matrículas.

O diretor de Assistência Estudantil, Paulo Lourenço, foi um dos selecionados. O mestrando já planeja um projeto capaz de subsidiar informações que estimulem ações de atendimento de estudantes apoiados pela assistência estudantil do IFMG. Ele enxerga o curso como “idealizador de instrumentos que compreendam os sujeitos inseridos no ambiente escolar levando em consideração a sua dimensão social, econômica e cultural”.

Coordenador local, Pablo Menezes ressalta a importância de ter um mestrado inteiramente voltado para aprimoramento de aprendizado em educação profissional e tecnológica. Por meio das aulas, o curso busca trazer mudanças para o sistema educacional: “Para a obtenção do título de mestre pelo ProfEPT, o aluno precisará apresentar um produto, que seja aplicável em alguma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica”, explica. 

Pablo Menezes aponta que as proporções do curso são bastante amplas, visto que os produtos apresentados pelos alunos tem relevância social e para a educação, a exemplo de aplicativos, roteiros de atividades em sala, exposições, filmes, entre outros.  Ele afirma que, mais que refletir sobre o EPT, o curso oferece soluções para aumentar a excelência da instituição em todos os aspectos.