Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas ideias empreendedoras

Novas ideias empreendedoras

Projeto piloto do Campus Santa Luzia testou método que ajuda no desenvolvimento de ideias, estimula o empreendedorismo, promove a inovação e o espírito de equipe: o IdeaChef
publicado: 21/02/2020 16h20, última modificação: 18/03/2024 08h46

Professores dos campi Ibirité, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves, que atuam na área de empreendedorismo, passaram os dias 5 e 6 de fevereiro no Campus Santa Luzia, dedicados à execução de um projeto piloto para o Instituto na área de inovação. Chamado de IdeaChef, o método é uma ferramenta em formato de jogo, que estimula ideias de negócios,  empreendedorismo, soluções de problemas a inovação e o espírito de equipe.

A ferramenta é fruto da tese de doutorado do professor português Rui Patrício, pela Universidade de Aveiro, em Portugal, com colaboração da Escola de Design do Politécnico de Milão e vem sendo aplicada em empresas e instituições de ensino de vários países europeus. Patrício esteve no Campus Santa Luzia, onde abriu o VI Seminário de Internacionalização do IFMG, ocorrido em 3 e 4 de fevereiro.

“O primeiro momento foi a apresentação e vivência dessa ferramenta em uma oficina de dois dias. Agora, o Instituto estuda a viabilidade de implementação do IdeaChef em conjunto com os campi e a PRPPG.” Quem explica é a assessora de relações internacionais do IFMG, Ana Cristina Costa, que coordenou o projeto. A ideia, segundo ela, surgiu a partir de um grupo de estudantes que teve contato com essa metodologia em Portugal, durante intercâmbio feito pelo programa Internacionaliza IFMG. Dentre esses discentes está o ex-aluno do Campus Ribeirão das Neves, Mike Soares.

Trabalhando atualmente em um  programa de aceleração de startups da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG,  Mike interessou-se pela a ferramenta por enxergar nela benefícios acadêmicos e corporativos. “A partir da experiência no intercâmbio, conheci o professor Rui.  Ele planejava formar novas parcerias para distribuir o Idea Chef, o qual trouxemos ao IFMG através desse projeto piloto. Aproveito para agradecer, em especial, à Ana Cristina Costa e ao professor Neimar Freitas, que acreditaram em nosso propósito.”

IdeaChef

É um método e uma ferramenta (um jogo de tabuleiro que usa metáforas de culinária). Foi projetado para permitir que as equipes convertam ideias de alto potencial em conceitos ou protótipos de trabalho. Ajuda no desenvolvimento de novas ideias, estimula o empreendedorismo, promove a inovação e o espírito de equipe. O objetivo é criar soluções ("receitas") que abordem um desafio, necessidade ou problema específico.

(Mike Soares - de pé - durante a execução do projeto piloto no Campus Santa Luzia)

registrado em: ,