Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa de servidores do IFMG vira capítulo em livro de publicações acadêmicas

Acontece nos Campi

Pesquisa de servidores do IFMG vira capítulo em livro de publicações acadêmicas

Projeto foi desenvolvido nos laboratórios de Tecnologia de Alimentos do Campus São João Evangelista
publicado: 21/05/2019 17h11, última modificação: 19/03/2024 11h00

O trabalho dos servidores do IFMG, João Tomaz da Silva Borges, docente do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, e Suelen Grace Araújo Carvalho, Técnica de Laboratório do Instituto, ambos do Campus São João Evangelista, foi publicado como capítulo do livro “A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde”, da editora Atena.

A pesquisa, desenvolvida em parceria com ex-alunos do Instituto e docentes de outras duas universidades, possui como título, "Viabilidade de utilização de chia na produção de pão de forma isento de glúten", e compõe o segundo volume da publicação. O projeto foi promovido pelo próprio IFMG em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o que foi trabalhado na pesquisa, o desenvolvimento de pães de forma isentos de glúten e enriquecidos com chia é um campo importante de estudo. Isso porque o alimento torna-se uma alternativa para portadores de doenças celíacas, ou seja, para pessoas que não podem ingerir glúten. Além disso, o pão incrementado com chia melhora o valor nutricional de produtos até então ofertados a esses indivíduos.

A publicação

O livro tem por objetivo congregar, em uma única publicação, trabalhos científicos inéditos que ressaltam a importância dos estudos a nível de pesquisa nutricional. São 38 capítulos, sendo cada um, um projeto de pesquisa de diferentes regiões do país.

Clique aqui e acesse a publicação na íntegra

Para saber mais