Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFMG
conteúdo

Notícias

Conheça o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFMG

publicado: 08/02/2018 14h34, última modificação: 08/02/2018 14h34

A aprovação pelo Conselho Superior do IFMG foi a última etapa de um trabalho de pesquisas, análises e levantamento de necessidades iniciado nove meses antes pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Finalmente, em novembro do ano passado, foi publicada a Portaria 1.384/2017, contendo o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que terá vigência de dois anos.

“O PDTI é um instrumento de gestão para executar diversas ações e projetos. Possibilita justificar os recursos e aplicá-los em ações mais relevantes, minimizando o desperdício e reduzindo o gasto público”, explica Rogério Lopes Silva, Coordenador da Central de Serviços na DTI e presidente da Comissão responsável pela elaboração do Plano. Ele lembra que algumas propostas do documento foram colocadas em prática pela administração antes mesmo de ser publicada a Portaria. “Cito como exemplo a implementação do Fone@RNP, quando a Reitoria comprou os equipamentos para as unidades que não dispunham recursos para investir no projeto”.

Outro ponto destacado pelo documento está relacionado à gestão de recursos de pessoal. Por exemplo, quantos profissionais de TI possui cada unidade, bem como o seu domínio de conhecimento. Com tais informações pode-se propor treinamentos conjuntos ou deslocar um especialista em determinada área para atendimento de demandas pontuais. Além de mais prático, o custo para implantação de um treinamento  pode ser bem menor optando-se por um profissional interno ao invés da contratação de terceiros.

 

Trabalho em equipe 

Rogério ressalta também a qualidade dos trabalhos na construção do atual documento, o qual exigiu grande dedicação e esforço de todos os servidores envolvidos. “Foi uma excelente equipe multidisciplinar, composta por docentes e  técnicos administrativos de nove unidades, por sugestão do próprio Comitê de TI. Acredito que essa diversidade de integrantes, representou bem a diversidade existente nos campi do IFMG”, afirma.

 

 Membros da equipe responsável pela elaboração do plano: 

Rogério Lopes Silva

 Reitoria 

Gerson Gabriel Moura Gomes

 Campus Ribeirão das Neves

Hever Costa Rocha

 Campus Ouro Preto

Mauricio Sá Santos Diniz

 Campus Congonhas

Patrícia Regina de Faria

 Campus Formiga

Ricardo Lopes de Sousa

 Campus Piumhi / Arcos

Ronaldo Fernandes Roque

 Campus  Governador Valadares

Thiago Gonzaga Belmonte Galvão

 Campus Governador Valadares

Virgil Del Duca Almeida

 Campus Betim