Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação conclui dois acordos de parceria com empresas mineiras

Polo de Inovação conclui dois acordos de parceria com empresas mineiras

Foram desenvolvidos um software para vendedores itinerantes e um sistema de controle da produção em uma metalúrgica.
publicado: 28/09/2021 15h02, última modificação: 13/03/2024 11h26

Um sistema utilizável em qualquer modalidade de venda itinerante foi um dos acordos de parceria concluídos em setembro pelo Polo de Inovação IFMG. Intitulado "Sistema Inteligente para Controle Financeiro de Vendedores Itinerantes", o projeto foi realizado em parceria com a empresa Avante Soluções Digitais, da cidade de Formiga (MG).

“O sistema busca ser de fácil interação e cria um registro de compras que permite ao vendedor fazer um cálculo automático do custo médio do produto, um registro de suas vendas”, destaca o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I ) do Polo, Gustavo Lobato. O software, ainda segundo Gustavo, tem ferramenta de georreferenciamento, que permite ao vendedor identificar, dia a dia, o local onde ocorreram as suas vendas. Isso permite gerar estatísticas, um mapa de vendas, mensurar a evolução do faturamento e fazer um ranqueamento dos clientes. O projeto foi coordenado pelo professor Manoel Pereira e contou com participação de mais cinco pesquisadores do Instituto, entre professores e alunos.

Outra parceria recém-concluída na unidade foi o "Sistema de comunicação para otimizar o de processo de produção de concertina", que são cercas de arame em espiral muito utilizadas como barreiras de segurança em residências. O projeto foi coordenado pelo professor Patrick Oliveira, e contou com participação de três estudantes do Campus Formiga. A empresa parceira foi a HF Metalúrgica, da cidade de Cláudio (MG)

Gustavo Lobato explicou como funciona o protótipo desenvolvido: “criamos dois protótipos que ligam as máquinas na fábrica ao escritório central. Ao ligar a máquina, o operador já recebe a informação sobre qual o tipo e quantidade de concertina deverá ser produzida. O sistema é também capaz de gerar um quantitativo de peças produzidas e realizar apontamentos, como por exemplo, o tempo gasto na produção de cada tipo de peça. Assim tem-se a base para uma melhor gestão do processo produtivo”.

Mais projetos

O Polo de Inovação já tem outros dois contratos de parceria assinados com empresas de Formiga e Araxá, seguindo o modelo de credenciamento Embrapii. Um iniciado em setembro e outro previsto para o começo de outubro, totalizando  dez pesquisadores envolvidos, entre docentes e discentes. Além disso, há outros seis desses acordos com as negociações em andamento.

registrado em: ,