Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2022/1: inscrições abertas

Processo Seletivo 2022/1: inscrições abertas

Candidatos aos cursos técnicos e superiores do IFMG para o primeiro semestre de 2022 já podem se inscrever. Até 22 de outubro é possível solicitar isenção de taxa. Confira os cursos ofertados e formas de seleção.
publicado: 04/10/2021 09h43, última modificação: 09/03/2024 10h04

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 4 de outubro, as inscrições do vestibular 2022 do IFMG para entrada no primeiro semestre letivo do próximo ano. Ao todo, são cerca de 4,5 mil vagas em cursos técnicos e superiores nas 18 unidades do Instituto.

Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.

As inscrições vão de 4 de outubro a 4 de novembro e são feitas exclusivamente pela internet, a uma taxa de R$ 20. Até o dia 22 de outubro é possível solicitar isenção de taxa.

INSCRIÇÕES - CURSOS TÉCNICOS

INSCRIÇÕES - CURSOS SUPERIORES

Está com dificuldade em se inscrever, o IFMG ajuda você por meio do atendimento presencial - clique e saiba mais

Formas de seleção

CURSOS TÉCNICOS - São ofertados cursos técnicos integrados, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir) o Ensino Fundamental até a data de matrícula e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio integrado à formação técnica. Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado.
Forma de seleção: análise de desempenho escolar. Saiba mais.

CURSOS SUPERIORES - Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura.
A seleção se dará de três formas:
1) Aproveitamento de notas do Enem, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021). Saiba mais.
2) Análise de Desempenho Escolar mais uma prova de Redação on-line, para alguns cursos dos campi Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista. Para tanto, será aceito histórico escolar ou outro documento oficial válido que possa atestar o desempenho escolar do candidato em Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio ou ano/série correspondente. Saiba mais.
3) Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.

Atenção! Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos junto às escolas de origem do candidato e inseridos o sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.

Cursos em oferta

São ofertadas cerca de 4,5 mil vagas em cursos técnicos - integrados e subsequentes ao Ensino Médio - e superiores, nos 18 campi do IFMG. Confira os cursos ofertados por campus:

• Cursos Técnicos Integrados - para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Fundamental
• Cursos Técnicos Subsequentes - para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio
• Cursos Superiores - bacharelado, licenciatura e tecnológicos

Acesse os editais:

Edital 60 - Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes (publicado em 30 de setembro de 2021)
Edital 61 Cursos Superiores (publicado em 30 de setembro de 2021)

Anexos editáveis (em formato Word)
Formulário de solicitação de atendimento por nome social
Declaração para candidatos aos cursos técnicos integrados
Anexo IIA- Específico para isenção de taxa de inscrição - Cursos técnicos