Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFMG publicam artigo em revista científica internacional
conteúdo

Notícias

Professores do IFMG publicam artigo em revista científica internacional

Os professores Danilo Gomes Moreira, do Campus Governador Valadares e Alex de Andrade Fernandes, que leciona no Campus Avançado Ipatinga, publicaram artigo na revista cientifica internacional, Journal of Thermal Biology.
publicado: 27/07/2017 17h28, última modificação: 25/03/2024 13h01

 Intitulado “Imagem termográfica em medicina esportiva e exercício: estudo de Delphi e declaração de consenso sobre a medição da temperatura da pele humana”, o artigo é fruto do doutorado cursado pelo professor Danilo na Universidade Politécnica de Madrid, Espanha. Como principal resultado, a pesquisa estabelece um consenso mundial para padronizar a coleta e análise dos dados da temperatura da pele utilizando a termografia infravermelha.

 “Neste trabalho foram envolvidos 27 pesquisadores, de 12 países diferentes, o que auxilia a consolidar o nome do IFMG entre as principais instituições de pesquisa no mundo”, explica Danilo Moreira. Segundo ele, a publicação vai auxiliar pesquisadores ao redor do mundo na produção de dados consistentes e padronizados ao utilizarem a termografia infravermelha.

 

Tecnologia

A termografia infravermelha detecta a radiação emitida na pele humana e a converte em dados de temperatura. Tem sido utilizada na prevenção, controle do treinamento esportivo, acompanhamento de lesões, dentre outras aplicações. Para o professor Alex Fernandes, a aplicação desta tecnologia no meio esportivo é inovadora e os pesquisadores brasileiros, referências mundiais sobre no assunto.

 As figuras abaixo ilustram a aplicação da termografia infravermelha no controle do treinamento em atletas de futebol.

A – antes de uma partida;

B – 24 horas após;

C – 48 horas após.

 

Imagem inline 1

 

Imagem inline 2