Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Astronomia do Campus Congonhas desenvolve atividades na região

Acontece nos Campi

Projeto de Astronomia do Campus Congonhas desenvolve atividades na região

publicado: 28/08/2018 14h12, última modificação: 20/03/2024 09h58

O Projeto de Extensão “O ensino de Astronomia como uma ação motivadora da comunidade ao estudo das Ciências” vem desenvolvendo diversas atividades contemplando a capacitação de professores, a preparação de alunos para Olímpiada de Conhecimento e recebendo visitas de escolas da região no Campus Congonhas.

O projeto visa disseminar o conhecimento da Astronomia, capacitando professores e alunos de escolas públicas da região do Alto Paraopeba e despertando o interesse pelas Ciências. Ao longo do ano, são realizados seminários e observações do céu a olho nu, utilizando recursos como telescópio, binóculo, luneta e lousa digital.

Visitas de Escolas ao Campus Congonhas

No primeiro semestre de 2018, foram realizadas visitas com diversas escolas da região, incluindo um grupo de escoteiros, atendendo cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental e Médio de Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Com o objetivo trabalhar conceitos de Astronomia, além de divulgar o Curso de Física e o IFMG Campus Congonhas, geralmente são realizadas palestras, atividades de Observação do Céu com o telescópio e demonstrações com equipamentos do Laboratório de Física.

Na próxima quinta-feira, dia 16 de agosto, já estão agendadas duas visitas: Escola Estadual Barão de Paraopeba de Congonhas e Colégio Eli Marques Escola de Conselheiro Lafaiete, abrangendo aproximadamente 70 alunos.

Projeto Germinar da Gerdau

Em junho, foi a vez de participar do Projeto de Astronomia, desenvolvido pelo Campus Ouro Branco, no Laboratório Ambiental integrado ao Programa Germinar da Gerdau, que contou com palestras, oficinas e apresentações culturais voltadas para educadores e lideranças comunitárias da região.

Na ocasião, os alunos que atuam no projeto André Lucas Santos e Juarez de Paula do Rosário discutiram “A Construção e Uso de Telescópios para Observação da Lua e Planetas” e a aluna Priscila Sabino abordou “Astrofotografia Básica”. Também foram realizadas uma atividade prática envolvendo a montagem de lunetas utilizando materiais de baixo custo (como canos de PVC) e a observação dos planetas Júpiter e Saturno com o telescópio do Campus Congonhas.

Preparação para a OBA 2018

Com temas relacionados à Astronomia Básica, os alunos que atuam no Projeto de Astronomia deram aulas no Ciclo de Palestras que teve como objetivo preparar os alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Congonhas para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2018 realizada em maio.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) reúne alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e/ou privadas, englobando outros temas estudados em Física. É realizada anualmente, juntamente com a Mostra Brasileira de Foguetes, em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).