Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de negócios desenvolvidos no Campus Ponte Nova são apresentados em evento
conteúdo

Acontece nos Campi

Projetos de negócios desenvolvidos no Campus Ponte Nova são apresentados em evento

publicado: 04/12/2019 15h07, última modificação: 18/03/2024 09h15

O IFMG - Campus Ponte Nova realizou, em 25 de novembro, a I Convergência Empreendedora, evento no qual os projetos de negócios desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2019 por estudantes dos cursos técnicos integrados  foram apresentados em formato de pitch. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre as professoras Cássia Pires (IFMG) e Ronise Suzuki, do Instituto Federal de São Paulo - Campus Registro. Também participaram a equipe de mentores do EmpreendIF e os docentes da área de Informática, Edson Sena, Luciano Esperidião e Saulo Henrique.

“Consideramos que alcançamos êxito ao viabilizar a convergência de ideias entre empresários, investidores e especialistas para alavancar o desenvolvimento dos projetos dos discentes e estimular o empreendedorismo e a inovação”, comentou Cássia Pires. Na avaliação dos pitchs, participaram o professor Alan Ferreira de Freitas, da Universidade Federal de Viçosa; Paulo Márcio de Freitas, empreendedor e CEO da Cientec Aceleradora; Patrícia Castro Martins, do Sebrae-MG; a professora Wânia Candida, da Faculdade Dinâmica; e o professor Willian Magno, do IFMG.

“O resultado foi surpreendente! Muita qualidade técnica, domínio do assunto e, principalmente, propostas de negócios inovadores e promissores. Fiz o convite para os participantes de dois grupos procurarem nossa Aceleradora quando formarem, pois acreditamos no potencial deles”, afirmou Paulo Márcio de Freitas

No resultado da Convergência Empreendedora, o primeiro lugar ficou com o negócio Game Core, dos alunos João Melo e João Victor Baião; o segundo lugar foi para BIM’s (tornozeleira sensorial), formada pelos alunos Mateus Guimarães, Igor Assis, Matheus Rosa e Bruna Santos; já a terceira posição foi para o negócio Aroma, das alunas Júlia Vasconcelos, Brenda Souza, Clarice Lana e Hellen Guimarães.

Para João Melo, do segundo ano do Técnico em Informática, um dos idealizadores do negócio Game Core, "poder apresentar nossa startup para pessoas com tanta experiência e receber um feedback detalhado de cada um dos jurados não tem preço”. “Perceber a qualidade dos trabalhos dos meus colegas e que temos potencial nos motivou muito, ainda mais com a surpresa do primeiro lugar ficamos honrados e confiantes em levar a ideia adiante. Obrigado a todos que nos ajudaram, principalmente a mentora Vitória Suzuki da EmprendIF e a professora Cássia Pires, sempre nos estimulando a ir mais longe", declarou o aluno.

“Independente do ranking, a jornada de aprendizagens que construímos extrapola o espaço da escola e permite o entendimento de que para empreender é preciso uma leitura crítica da realidade, espírito de equipe, buscar parcerias, fundamentação científica e tecnológica para criar (novas) soluções para os problemas da nossa sociedade, acreditar na ‘grande ideia’ e trabalhar para que ela se torne realidade. Estou orgulhosa de todos os times que se dedicaram em fazer o melhor em seus projetos, da parceria com o EmpreendIF / IFSP e dos apontamentos dos avaliadores”, avaliou a Cássia Pires, coordenadora do evento e responsável pelas disciplinas de Empreendedorismo no Campus Ponte Nova.