Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Biblioteca movimenta o Campus Governador Valadares
conteúdo

Acontece nos Campi

Semana da Biblioteca movimenta o Campus Governador Valadares

Evento acontece de 26 de agosto a 05 de setembro e ofertará gratuitamente à comunidade acadêmica e externa programação que inclui leitura e debate de obras literárias, treinamento, oficina, curso e apresentações teatrais. Saiba como participar!
publicado: 21/08/2019 14h21, última modificação: 19/03/2024 07h49
IV Semana da Biblioteca

IV Semana da Biblioteca

A IV Semana da Biblioteca do IFMG - Campus Governador Valadares vai oferecer, entre os dias 26 de agosto e 05 de setembro, uma série de atividades, todas gratuitas. 

A programação da edição 2019 inclui apresentações teatrais dos alunos dos cursos técnicos integrados, curso de normalização de trabalhos acadêmicos, oficina de contação de histórias, treinamento para uso da base de dados ProQuest, e encontros dos projetos “Diálogos” e “Um poema em cada árvore”. 

O evento é aberto à participação de alunos, servidores e também pessoas da comunidade externa. Algumas atividades têm vagas limitadas e requerem inscrição prévia por meio online. Haverá emissão de certificado para os participantes.

 

 PROGRAMAÇÃO - IV SEMANA DA BIBLIOTECA 

 

DATA ATIVIDADE HORÁRIO / LOCAL INSTRUTOR / RESPONSÁVEL VAGAS INSCRIÇÃO
26/08 Apresentação teatral da peça “Branca de Neve”, dos Irmãos Grimm 13h às 14h Auditório Prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e Profª Tayanne Medeiros (Artes)
Encenação feita pelos estudantes do 2º ano do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho
Evento aberto ao público Não é necessário
26/08 a 02/09   Curso de Normalização de Trabalhos Acadêmicos 18h às 19h
Sala 07 do Prédio de Ensino/Lab. de Informática  
Elizabeth Lopes (bibliotecária do Campus  50 Online 
27/08 Apresentação teatral da peça “Alice no País das Maravilhas”, de Charles Lutwidge Dodgson 13h às 14h Auditório Prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e Profª Tayanne Medeiros (Artes)
Encenação feita pelos estudantes do 2º ano do curso técnico Integrado em Segurança do Trabalho
Evento aberto ao público  Não é necessário
27/08 Curso de contação de história 14h30 às 17h Sala 03 do Prédio de Ensino Tayanne Medeiros (profª de Artes do Campus) 25 Online
28/08 Encontro do projeto “Diálogos” 13h
Auditório
Wanderson Batista (prof. de Língua Portuguesa do Campus) Evento aberto ao público Não é necessário
28/08 Treinamento Base de Dados ProQuest 14h às 16h Laboratório de Informática Eulália Soares (consultora ProQuest) 40 Online
28/08 Treinamento Base de Dados ProQuest 19h às 21h Laboratório de Informática Eulália Soares (consultora ProQuest) 40 Online
29/08 Encontro do projeto “Um poema em cada árvore” 7h50 às 8h40 Auditório Marcelo Rocha (poeta valadarense) Evento aberto ao público Não é necessário
29/08 Apresentação teatral da peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna 13h às 14h Auditório Prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e Profª Tayanne Medeiros (Artes)
Encenação feita pelos estudantes do 2º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente
Evento aberto ao público Não é necessário
02/09

Apresentação teatral da peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare



13h às 14h Auditório
Prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e Profª Tayanne Medeiros (Artes)
Encenação feita pelos estudantes do 2º ano do curso técnico Integrado em Edificações
Evento aberto ao público Não é necessário
03/09 Apresentação teatral da peça “O Mágico de Oz”, de Lyman Frank Baum 13h às 14h
Auditório
Prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e Profª Tayanne Medeiros (Artes)
Encenação feita pelos estudantes do 2º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente
Evento aberto ao público Não é necessário
05/09 Apresentação teatral da peça “Quem casa, quer casa”, de Martins Pena 13h às 14h Auditório Prof. Gilson Costa (Literatura e Língua Inglesa) e Profª Tayanne Medeiros (Artes)
Encenação feita pelos estudantes do 2º ano do curso técnico Integrado em Edificações
Evento aberto ao público Não é necessário

 

A bibliotecária Rejane Oliveira explica o papel das bibliotecas na atualidade e a intenção da Comissão Organizadora com a edição 2019 do evento. “Nos últimos anos, a política das Bibliotecas da Rede Federal de Educação evoluiu, tornando-se uma instituição voltada não só à educação do cidadão, mas também ao alargamento da sua cultura e do seu lazer e ligadas à necessidade de informação. Desse modo, ela deixa de ser apenas uma unidade de guarda da informação e passa a participar ativamente do processo educativo no que diz respeito a facilitar a educação e produção de cultura e conhecimento da comunidade a que serve. Sob tais diretrizes é que a IV Semana da Biblioteca do IFMG-GV se esteia e espera atender aos participantes”. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Biblioteca com Campus pelo telefone (33) 3272-5400 - Ramal 5405 ou pelo e-mail biblioteca.gv@ifmg.edu.br.

Saiba mais! 

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a data é comemorada anualmente entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. 

Por questões de ajustes do Calendário Acadêmico do IFMG-GV, a data é celebrada antecipadamente no mês de agosto. 

 

Fonte: Comunicação - Campus Governador Valadares