Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação do Campus Congonhas no Simpósio Nacional de Educação em Astronomia 2018

Acontece nos Campi

publicado: 14/08/2018 11h04, última modificação: 21/03/2024 07h59

O trabalho “Concepções de Alunos da Rede Pública de Minas Gerais sobre Planetas e Planetas Anões do Sistema Solar” foi apresentado durante o Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) 2018 que correu entre os dias 24 a 27 de julho, em Londrina - Paraná.

O trabalho analisa o conhecimento de estudantes da rede pública de ensino do interior de Minas Gerais sobre o tema planetas e planetas anões do Sistema Solar, avaliando ainda o entendimento sobre o caráter dinâmico da Ciência, utilizando como exemplo de mudança em conceitos científicos a reclassificação do planeta Plutão, pela União Astronômica Internacional (IAU), que, desde 2006, passou à categoria de “planeta anão”.

A pesquisa foi realizada com 120 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de cinco escolas da região do Alto Paraopeba (envolvendo as cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco). “Percebemos uma grande dificuldade dos alunos em responder algumas das questões de pesquisa, além da falta de entendimento do caráter dinâmico da Ciência.”, apontam os autores do trabalho.

O SNEA é voltado para discussões sobre o ensino de Astronomia e sua relação com as Ciências em geral. São autores do trabalho, do Campus Congonhas, o professor Arilson Paganotti e os alunos André Lucas Santos e Juarez de Paula do Rosário, e o professor da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) Marcos Voelzke.

Concepções de Alunos da Rede Pública de Minas Gerais sobre Planetas e Planetas Anões do Sistema Solar (arquivo .pdf, tamanho 314KB)