Você está aqui: Página Inicial > Ensino > NAPNEE
conteúdo

NAPNEE

por aline.sima publicado 27/06/2016 20h50, última modificação 05/02/2020 12h28
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) foi criado no campus Ribeirão das Neves através da Portaria Nº 014, de 07 de agosto de 2014. É um núcleo de assessoramento que media a educação inclusiva, a acessibilidade e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da Instituição ou em parceria com outras instituições.

Considera-se público alvo do NAPNEE todas as pessoas com necessidades educacionais específicas:

- Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.

- Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esterotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.

- Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinada: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

- Estudantes com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.

O NAPNEE tem por finalidade promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.

Além de suas atribuições básicas, o núcleo realiza periodicamente um grupo de estudos que visa pesquisar e debater temáticas relacionadas à sua missão, além da execução de Projetos de Extensão que visam ampliar e otimizar as ações do NAPNEE.

Coordenação:

Ana Paula da Silva Rodrigues (Técnica em Assuntos Educacionais)

Membros:

Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira (Docente)

Maria das Graças de Oliveira (Docente)

Débora Goulart da Silva Duque (Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais)

Elmo Batista Junior (Contador)

Fernanda Rodrigues de Figueiredo (Docente)

Gilbert Santos Justino (Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais)

Luna Gabriela da Silva Oliveira (Assistente administrativo)

Milca Araújo Campos (Assistente de Alunos)

Rafael Barcellos de Moraes (Docente)

Contato:

napnee.neves@ifmg.edu.br

Acesse aqui ao Regulamento do NAPNEE: Resolução 22 de 2016.

 

PROJETO EM ANDAMENTO

- Atendimento Educacional Especializado: potencializando as ações do NAPNEE campus Ribeirão das Neves (2019-2020)

Coordenação: Ana Paula da Silva Rodrigues

Bolsistas: Márcia Reis Gomes Santana (2019)

 Juliana Cristina Meira Lino (2019-2020)

 Beatriz Rodrigues Pereira (2020)

Com o objetivo de promover a inclusão social e a acessibilidade dos estudantes com necessidades educacionais específicas regularmente matriculados no IFMG no campus Ribeirão das Neves, o projeto tem promovido uma melhoria nas condições de acesso e permanência na escola dos alunos com necessidades educacionais específicas, os quais carecem diariamente de oferta acessível de conteúdos curriculares que favoreçam experiências de sociabilidade, solidariedade, debates públicos e atividades culturais e formativas.

 

PROJETOS JÁ REALIZADOS PELO NAPNEE

- NAPNEE em ação (2018)

Coordenação: Listhiane Pereira Ribeiro (Psicóloga)

Colaboradores: Ana Paula da Silva Rodrigues

Débora Goulart da Silva Duque

Maria das Graças de Oliveira

Milca Araújo Campos

Rafael Barcellos de Moraes

Bolsista: Tânia Cristina Antunes Kind Melo

Com o objetivo de promover a problematização sobre os processos de inclusão/exclusão que acontecem tanto na escola quanto fora dela, o projeto propiciou que as causas do NAPNEE ganhassem mais visibilidade perante a comunidade escolar e a comunidade externa, em favor do acolhimento, da aceitação das diferenças e da compreensão dos direitos aos quais várias pessoas devem ter acesso garantido. O impacto ultrapassou o território do campus, uma vez que todos podem se tornar multiplicadores, orientando outras pessoas sobre o assunto.

- Familiarizando com a APAE (2017)

Coordenadora: Listhiane Pereira Ribeiro

Colaboradores: Agnaldo Afonso de Sousa

Allysson de Abreu Morais

Débora Goulart da Silva Duque

Elmo Batista Junior

Irving dos Santos Lélis

Juliana Ventura de Souza Fernandes

Bolsistas: Kamila Pacheco Louro Ferreira

Lavínia Gomes Doche de Andrade

Voluntária: Samantha Honorato Silva

Com o objetivo de contribuir com a formação dos familiares dos estudantes atendidos na Apae, promovendo a inclusão social de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, o projeto promoveu uma maior autonomia por parte de famílias com baixa renda e baixa escolaridade que têm filhos com alguma deficiência. Com isso, colaborou para que as famílias tivessem mais segurança para acessar seus direitos e os serviços públicos. Outro fruto do projeto foi uma publicação na coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”, organizado por Fauston Negreiros e Marilene Proença Rebello de Souza; editada pela EDUFPI – Editora da Universidade Federal do Piauí. No volume 6 da coletânea, encontra-se o capítulo “IFMG campus Ribeirão das Neves se Familiarizando com a Apae”, escrito pela psicóloga Listhiane Pereira Ribeiro e suas bolsistas Lavínia Gomes Doche de Andrade e Kamila Pacheco Louro Ferreira. 

Acesse aqui todos os volumes da coletânea:

https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/ifmg-campus-ribeirao-das-neves-esta-presente-em-dois-capitulos-de-livros-de-psicologia-escolar