NAPNEE
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) foi criado no campus Ribeirão das Neves através da Portaria Nº 014, de 07 de agosto de 2014. É um núcleo de assessoramento que media a educação inclusiva, a acessibilidade e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da Instituição ou em parceria com outras instituições.
Considera-se público alvo do NAPNEE todas as pessoas com necessidades educacionais específicas:
- Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial.
- Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esterotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com Transtorno do Espectro Autista.
- Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinada: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
- Estudantes com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional.
O NAPNEE tem por finalidade promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.
Além de suas atribuições básicas, o núcleo realiza periodicamente um grupo de estudos que visa pesquisar e debater temáticas relacionadas à sua missão, além da execução de Projetos de Extensão que visam ampliar e otimizar as ações do NAPNEE.
Coordenação:
Ana Paula da Silva Rodrigues (Técnica em Assuntos Educacionais)
Membros:
Alcione Pereira Santos Rodrigues Ferreira (Docente)
Maria das Graças de Oliveira (Docente)
Débora Goulart da Silva Duque (Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais)
Elmo Batista Junior (Contador)
Fernanda Rodrigues de Figueiredo (Docente)
Gilbert Santos Justino (Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais)
Luna Gabriela da Silva Oliveira (Assistente administrativo)
Milca Araújo Campos (Assistente de Alunos)
Rafael Barcellos de Moraes (Docente)
Contato:
Acesse aqui ao Regulamento do NAPNEE: Resolução 22 de 2016.
PROJETO EM ANDAMENTO
- Atendimento Educacional Especializado: potencializando as ações do NAPNEE campus Ribeirão das Neves (2019-2020)
Coordenação: Ana Paula da Silva Rodrigues
Bolsistas: Márcia Reis Gomes Santana (2019)
Juliana Cristina Meira Lino (2019-2020)
Beatriz Rodrigues Pereira (2020)
Com o objetivo de promover a inclusão social e a acessibilidade dos estudantes com necessidades educacionais específicas regularmente matriculados no IFMG no campus Ribeirão das Neves, o projeto tem promovido uma melhoria nas condições de acesso e permanência na escola dos alunos com necessidades educacionais específicas, os quais carecem diariamente de oferta acessível de conteúdos curriculares que favoreçam experiências de sociabilidade, solidariedade, debates públicos e atividades culturais e formativas.
PROJETOS JÁ REALIZADOS PELO NAPNEE
- NAPNEE em ação (2018)
Coordenação: Listhiane Pereira Ribeiro (Psicóloga)
Colaboradores: Ana Paula da Silva Rodrigues
Débora Goulart da Silva Duque
Maria das Graças de Oliveira
Milca Araújo Campos
Rafael Barcellos de Moraes
Bolsista: Tânia Cristina Antunes Kind Melo
Com o objetivo de promover a problematização sobre os processos de inclusão/exclusão que acontecem tanto na escola quanto fora dela, o projeto propiciou que as causas do NAPNEE ganhassem mais visibilidade perante a comunidade escolar e a comunidade externa, em favor do acolhimento, da aceitação das diferenças e da compreensão dos direitos aos quais várias pessoas devem ter acesso garantido. O impacto ultrapassou o território do campus, uma vez que todos podem se tornar multiplicadores, orientando outras pessoas sobre o assunto.
- Familiarizando com a APAE (2017)
Coordenadora: Listhiane Pereira Ribeiro
Colaboradores: Agnaldo Afonso de Sousa
Allysson de Abreu Morais
Débora Goulart da Silva Duque
Elmo Batista Junior
Irving dos Santos Lélis
Juliana Ventura de Souza Fernandes
Bolsistas: Kamila Pacheco Louro Ferreira
Lavínia Gomes Doche de Andrade
Voluntária: Samantha Honorato Silva
Com o objetivo de contribuir com a formação dos familiares dos estudantes atendidos na Apae, promovendo a inclusão social de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, o projeto promoveu uma maior autonomia por parte de famílias com baixa renda e baixa escolaridade que têm filhos com alguma deficiência. Com isso, colaborou para que as famílias tivessem mais segurança para acessar seus direitos e os serviços públicos. Outro fruto do projeto foi uma publicação na coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”, organizado por Fauston Negreiros e Marilene Proença Rebello de Souza; editada pela EDUFPI – Editora da Universidade Federal do Piauí. No volume 6 da coletânea, encontra-se o capítulo “IFMG campus Ribeirão das Neves se Familiarizando com a Apae”, escrito pela psicóloga Listhiane Pereira Ribeiro e suas bolsistas Lavínia Gomes Doche de Andrade e Kamila Pacheco Louro Ferreira.
Acesse aqui todos os volumes da coletânea: