Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Ribeirão das Neves organizam I Seminário Mineiro dos Surdos e Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS)

O evento, que foi realizado na Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte (SSBH), com o apoio do IFMG e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos em Minas Gerais (FENEIS-MG), faz parte das comemorações do Setembro Azul.
por Gabriela Nunes publicado: 23/09/2016 09h43, última modificação: 23/09/2016 11h04

O I Seminário Mineiro dos Surdos e Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS), foi organizado por um grupo de alunos da Graduação em Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com polo no IFMG campi Ribeirão das Neves. Realizado no dia 03 de setembro na Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte (SSBH), com o apoio do IFMG e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos em Minas Gerais, FENEIS – MG, o evento faz parte das comemorações do Setembro Azul.

O mês de setembro ficou conhecido como Setembro Azul pois representa um mês de lutas, reinvindicações e comemorações da Comunidade Surda brasileira. São várias datas importantes para a Comunidade Surda em setembro, por isso o nome “Setembro Azul”. Dia 10 de setembro comemora-se o Dia Mundial das Línguas de Sinais. Dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo. A data foi escolhida devido à implantação, nesta data, da primeira escola de surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1857, na época Instituto Imperial de Surdos-mudos, hoje, Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES). No dia 30 de setembro comemora-se o dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Tradutor e Intérprete, categoria que abarca os Tradutores e Intérpretes de Libras.

O evento, de participação gratuita, abordou as temáticas: Comunicação e Mídia, Tradução e Interpretação na Mídia Televisiva, Bilinguismo na Educação de Surdos, Intercâmbio Acadêmico e Intercâmbio Cultural entre diferentes gerações de surdos.

Totalmente acessível em Libras, o seminário foi interpretado pela Coordenadora do polo, Débora Goulart, juntamente com os alunos Juliano Salomon e Gilberth Santos (servidor do IFMG).

O polo do IFMG parabeniza aos alunos Cristiano Arruda, Diego Henrique dos Santos Figueiredo, Juliano Salomon de Oliveira, Marcos Renato Fernandes Gomes e Mayke de Jesus de Oliveira pela impecável organização do evento.

registrado em: , ,