Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ribeirão das Neves comemora o Dia Nacional da Libras

Campus Ribeirão das Neves comemora o Dia Nacional da Libras

O campus Ribeirão das Neves tem uma aluna surda no Curso Técnico Integrado em Informática e vinte e oito alunos surdos na Licenciatura em Letras/Libras, realizada em parceria com a UFSC.
por Gabriela Nunes publicado: 26/04/2017 17h20, última modificação: 26/04/2017 19h07

Em 24 de abril de 2002, foi sancionada a Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio legal de comunicação e expressão, oriunda da comunidade de pessoas surdas do Brasil. Devido á essa importante conquista de direito linguístico, o dia 24 de abril ficou conhecido como Dia Nacional da Libras.

O campus de Ribeirão das Neves, que tem uma aluna surda no Curso Técnico Integrado em Informática e vinte e oito alunos surdos na Licenciatura em Letras/Libras, realizada em parceria com a UFSC, não poderia deixar essa data passar em branco.

No dia 24 de Abril convidamos o cartunista surdo Lucas Ramon (Tikinho) para ministrar a palestra “Minha Vida em Quadrinhos” e a oficina de “Cartoon em Libras” para a Comunidade Interna. O estudante de Designer Gráfico da UNA, e autor dos livros “Os Três Patetas Surdos” e “Surdo em Vitória”, foi recebido de forma bastante calorosa pelos alunos do Ensino Médio integrado.

Lucas relatou o papel fundamental da sua avó no incentivo ao gosto pelos desenhos desde os cinco anos de idade, relatando um pouco de sua trajetória com destaque para o curso na Casa dos Quadrinhos, que reascendeu a paixão pela arte de desenhar, a participação no Festival Internacional de Quadrinhos em 2015 e na Bienal do Livro de Minas Gerais em 2016. Alunos e professores ficaram entusiasmados com os cartoons do artista e com a possibilidade de conhecer os sinais em Libras de seus super-heróis favoritos.

No dia 25 de abril, foi a vez da Analista de Sistemas Lara Gontijo, Surdocega, Educadora Social de Surdocegos da FENEIS – MG e representante regional da ABRASC, compartilhar seus conhecimentos sobre a Surdocegueira e sobre as nove formas de comunicação com a pessoa surdocega. Para Lara, os principais desafios da pessoa surdocega são a acessibilidade, a comunicação e a mobilidade.

Dia da Libras (9).jpg

Dia da Libras (3).JPG