Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade vai avaliar infraestrutura e políticas acadêmicas do IFMG

Comunidade vai avaliar infraestrutura e políticas acadêmicas do IFMG

Entre 01/08 e 30/09, CPA disponibiliza questionário para a avaliação institucional, que poderá ser feita com a participação de estudantes, servidores e público externo.
por Gabriela Nunes publicado: 31/07/2019 18h03, última modificação: 12/08/2019 15h59

A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, servidores e alunos do IFMG poderão participar da avaliação institucional. Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a pesquisa é uma das formas do Instituto Federal avaliar suas unidades acadêmicas, observando estruturas e serviços ofertados. Os resultados ajudam na tomada de decisões para o aprimoramento institucional em processos da Reitoria e dos campi.

Nesta etapa do processo, estarão sob avaliação os eixos de infraestrutura e políticas acadêmicas. O questionário a ser respondido abordará questões em quatro dimensões: políticas para ensino, pesquisa e extensão; comunicação com a sociedade; atendimento aos discentes; e estrutura física. Os interessados em participar deverão acessar a página www.ifmg.edu.br/pesquisa-cpa (entre 01/08 e 30/09), onde terão acesso às perguntas.

O questionário apresenta sete opções de resposta por questão. Cinco delas equivalem a uma escala de notas que variam entre um e cinco. A menor nota representa o “péssimo”, enquanto a maior significa “ótimo”. Também é possível preencher respondendo com as opções de “não tenho conhecimento suficiente para avaliar” e “inexistente”.

No fundo do mar

Para mobilizar a comunidade, foi criada uma campanha de divulgação, cujo tema aborda os parâmetros utilizados no questionário da pesquisa. De acordo com o presidente da CPA Institucional, Alessandro Almeida Schwonke, para ilustrar os critérios, foram criadas situações imaginárias. “A campanha faz alusão ao fundo do mar e aos animais que habitam esse ambiente, tem o intuito de fazer com que a participação na avaliação institucional seja uma atividade lúdica. Também foi proposta a impressão de adesivos com as sete situações de avaliação possíveis e sua numeração para que estudantes e servidores possam simular, presencialmente, a avaliação, utilizando as figurinhas de forma consciente e responsável”, explica Schwonke. A divulgação será feita pelas redes sociais do IFMG e por cartazes que ficarão expostos em locais de maior visibilidade dos campi.

A CPA tem o propósito de colher informações da comunidade acadêmica para analisá-las com o intuito de sugerir melhorias à gestão do IFMG. A comissão é responsável pela redação de um relatório anual, no qual é apresentado um conjunto de eixos diferentes a cada ano, repetindo-os ao final de um ciclo de três anos. Dessa forma, é possível comparar os eixos avaliados no decorrer de cada ciclo.

Eixos de avaliação

Em 2018, os eixos avaliados foram desenvolvimento institucional e políticas de gestão. Nessa etapa, a comunidade acadêmica pôde discorrer sobre cinco dimensões avaliativas: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); responsabilidade social; políticas de pessoal; organização e gestão; além de sustentabilidade financeira. Já em 2020, o eixo a ser abordado será planejamento a avaliação institucional.

Formada por técnicos administrativos, professores, alunos e membros da comunidade externa, a CPA se reúne periodicamente para discutir a metodologia e a melhor maneira de fazer a sensibilização para a aplicação dos questionários. Ao participar da avaliação institucional, o estudante ou servidor pode opinar sobre a infraestrutura, a qualidade dos cursos, a organização administrativa, os serviços prestados entre outros temas.

Acesse a página da CPA