Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Extensão
conteúdo

Coordenação de Extensão e Relações Institucionais

por ana.guimaraes publicado 15/06/2016 11h27, última modificação 27/11/2023 12h32

Coordenação: Raquel Aparecida Soares Reis Franco

E-mail: 

 

O desenvolvimento da extensão permite a comunidade acadêmica ter um canal de comunicação e de mútuo aprendizado no binômio escola - comunidade.


A Coordenação de Extensão do IFMG Campus Sabará, busca fomentar o desenvolvimento de ações de extensão por meio do incentivo à criação de projetos que envolvam a comunidade acadêmica e a comunidade local/regional.


Se você é um discente do IFMG Campus Sabará e tem o desejo de participar de projetos de extensão, fique atento aos Editais de seleção ou procure um professor de sua afinidade para desenvolver conjuntamente com ele uma proposta.


Se você for alguém da comunidade e tiver interesse em desenvolver conjuntamente com o IFMG Campus Sabará um projeto/programa de extensão que possa trazer melhoria da qualidade de vida e bem estar da comunidade local/regional ou outras melhorias, entre em contato pelo e-mail  extensao.sabara@ifmg.edu.br.

 

Editais 

Abertos e/ou em andamento:

 

Finalizados:

 

Projetos, ações e programas

Todo projeto/ação/programa desenvolvido ou em desenvolvimento no IFMG Campus Sabará (com bolsista ou voluntários), deverá ser devidamente cadastrado no SUAP, em edital específico. Este cadastro é imprescindível para a  certificação e emissão de declarações dos orientadores, co-orientadores, bolsistas e voluntários. O cadastro por si só não implica na aprovação do projeto, sendo o mesmo avaliado conforme previsto em Edital. O Coordenador do projeto ficará responsável por garantir a execução da proposta e registrar gradativamente no SUAP as etapas de execução.

Acesso ao SUAP e aos manuais

Projetos de Extensão 2023/2024

 

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial, semipresencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático e com processo de avaliação definido, voltada para a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

Entende-se por Curso FIC no âmbito do IFMG duas categorias:

  • Formação inicial de trabalhadores: compreende cursos que contemplam um conjunto de saberes que habilitam o egresso do curso FIC ao início do exercício profissional, associado ou não à elevação da escolaridade, com carga horária mínima igual ou superior a 160 (cento e sessenta) horas; e
  • Formação continuada de trabalhadores: compreende cursos de atualização profissional, que ampliam a formação inicial do trabalhador, com carga horária mínima igual ou superior a 08 (oito) horas.

 

Os cursos de Formação Continuada de trabalhadores devem ser registrados no SUAP, em edital específico, para avaliação da Coordenação de Extensão e Relações Institucionais. Os cursos de Formação Inicial de trabalhadores devem ser encaminhados, via SEI, para avaliação da Coordenação de Extensão e da PROEX antes do registro no SUAP.

 

Documentos

 

Formulários:

 Projeto Pedagógico Cursos FIC Simplificado - carga horária menor que 160 horas

 Projeto Pedagógico Cursos FIC - carga horária igual ou maior que 160 horas