Você está aqui: Página Inicial > Ensino, Pesquisa e Extensão > Controle e Registro Acadêmico - CRA > Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

por ana.guimaraes publicado 12/12/2016 11h03, última modificação 22/08/2022 10h11

Instruções para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)


• Após finalizado o TCC, o(a) professor(a) deve requerer do(a) aluno(a) a entrega das declarações: OFÍCIO DE ANUÊNCIA PARA DEPÓSITO DE MONOGRAFIA e DECLARAÇÃO ANTI PLÁGIO. (Essas declarações ficarão com o(a) professor(a) orientador(a) até a apresentação da banca).

• Em seguida, o estudante junto com o seu orientador escolherá 2 (dois) professores da área ou área afim e agendarão a banca de apresentação do TCC. O(a) professor(a) orientador(a) e aluno(a) são os responsáveis pelo convite e entrega das cópias dos trabalhos aos componentes da banca, que deverão receber esses com antecedência mínima de 7 (sete) dias da data marcada para banca. Assim que agendada a banca, enviar um e-mail para a coordenação do curso e para supervisão pedagógica para ciência.

 • No dia da banca, o(a) orientador(a) fará a ATA.

 • Finalizada a banca e o(a) aluno(a) sendo aprovado(a),  terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para realizar as correções que houverem no trabalho. 

 • Assim que finalizado e aprovado pelo(a) orientador(a), esse deverá emitir a DECLARAÇÃO DE FINALIZAÇÃO DE TCC.

 • O aluno(a) deverá encaminhar digitalizado todos os seguintes documentos assinados: ATA DE APROVAÇÃO, OFÍCIO DE ANUÊNCIA PARA DEPÓSITO DE MONOGRAFIA, DECLARAÇÃO ANTI PLÁGIO e ATA DE DEFESA para o e-mail da biblioteca (biblioteca.sabara@ifmg.edu.br). A Ata deverá ser incluída no TCC, que em seguida será entregue ao César Moreira na Biblioteca para redação da FICHA CATALOGRÁFICA.

• Trabalho pronto e completo, o(a) aluno(a) salvará uma versão em PDF e em seguida enviará para biblioteca (e-mail: biblioteca.sabara@ifmg.edu.br ) com cópia para coordenação do curso.

.


Documentos
(em word)

AVALIAÇÃO DE APROVEITAMENTO E VIABILIDADE DA MONOGRAFIA

DECLARAÇÃO ANTI PLAGIO

DECLARAÇÃO DE FINALIZAÇÃO DE TCC 

MODELO DE ATA DE DEFESA DE TCC

OFÍCIO DE ANUÊNCIA PARA DEPÓSITO DE MONOGRAFIA

- TERMO DE DEPÓSITO DE TCC NA BIBLIOTECA

 

Orientações Resumidas 

O discente que foi aprovado no TCC, deverá reunir todos os documentos listados abaixo:

1 - Declaração anti-plágio

2 - Ofício anuência para depósito de monografia

3 - Ata de defesa

4 - Declaração de finalização TCC

5 - Termo de deposito de TCC na biblioteca

Todos documentos deverão ser preenchidos em todos os campos e assinados conforme o indicado.

Com todos os documentos devidamente preenchidos e assinados, favor atentar aos campos de assinatura do orientador, o discente deverá encaminhar todos os documentos para o e-mail da biblioteca que dará os andamentos e orientações finais.

 biblioteca.sabara@ifmg.edu.br