conteúdo

Informações Gerais

por Cíntia Saraiva publicado 06/07/2021 11h12, última modificação 06/07/2021 14h51

Devido ao contexto de pandemia provocado pelo novo Coronavírus (Covid-19), tivemos a suspensão do Calendário Acadêmico. A partir de amplo debate com os vários segmentos da comunidade acadêmica, capacitação dos professores e ações para promoção da inclusão digital, tivemos o retorno das aulas em 08/09/2020, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O Ensino Remoto Emergencial compreende as atividades desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC). Diferentemente do Ensino à Distância (EaD), a modalidade ERE prevê estratégias alternativas de ensino que visa ofertar os conteúdos curriculares essenciais contextualizando-os com a situação atual. Nessa proposta, o estudante tem contato direto com o professor que leciona a disciplina. O docente posta textos de distintas fontes, apresenta o conteúdo programático de forma alternativa e media o processo de aprendizagem por meio da orientação e contato direto com o estudante.

Ainda não temos previsão para retomada do uso presencial da infraestrutura do IFMG Campus Sabará, pelo menos, enquanto perdurar o período de excepcionalidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Todos os setores do campus continuam funcionando remotamente e o contato deverá ser feito por e-mail ou telefone, quando for o caso. O ano letivo de 2021 se iniciará em julho de 2021, ainda no ERE. A lista com os contatos atualizados dos setores encontra-se neste link.

Essa política de atividades remotas visa manter os protocolos de isolamento social, recomendados pelos órgãos competentes. Divulgaremos novas orientações caso o cenário de pandemia seja alterado.

Materiais complementares:

Orientações gerais de conduta no Ensino Remoto (Aguarde! Em Breve)

Orientações sobre o uso do Google Classroom:

- Vídeo 1 - Classroom Estudantes : Inscrever e participar de salas de aulas virtuais

- Vídeo 2 - Classroom Estudantes : Integração com aplicativos e configurações avançadas