Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Sabará recebe alunos do Ensino Fundamental e Médio do município para I Mostra Profissional

Campus Sabará organiza I Mostra Profissional, apresentando cursos, projetos e atividades a estudantes do Ensino Fundamental e Médio do município
publicado: 16/04/2018 11h58, última modificação: 16/04/2018 11h58

Na manhã de quarta-feira, 11 de abril, o IFMG - Campus Sabará abriu as portas para a comunidade em sua I Mostra Profissional. Com a presença de alunos de 6 escolas do município, a Mostra contou com a participação de 20 professores e 120 discentes do IFMG para apresentar o Instituto, seus cursos e projetos desenvolvidos. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio das redes municipal e estadual participaram de atividades de aprendizado e visitação, guiados pelos alunos do IFMG em roteiros variados.

A programação percorreu eixos de pesquisa de nível técnico e superior, passando por atividades de extensão, pesquisa e contato com os cursos. Olimpíada de História, apresentação de projetos de robótica e computação, cinema comentado, práticas corporais ao ar livre - incluindo a arte milenar do Tai Chi -, Mini-ONU (comitês simulados das Nações Unidas), núcleo de desenvolvimento e inovação empresarial, Feira de Conexões (com projetos abordando a Biologia e Conhecimento Integrado), dentre outros.

“É uma oportunidade fantástica para o município conhecer melhor a Instituição. É importante também ‘abrir as portas’ para mostrar que o IFMG é acessível à toda comunidade sabarense, sobretudo para as regiões mais afastadas.” - Cristina Lúcia, vice-diretora da E. E. João de Arruda.

Com a exposição das formas de ingresso no Instituto e de assistência estudantil, foi ressaltado o incentivo para que o estudante não só tome conhecimento do que é feito, como também busque estudar ali. Cristina Lúcia, vice-diretora da E. E. João de Arruda, já tem alguns de seus ex-alunos frequentando o IFMG e espera que após a Mostra o número de inscritos anualmente aumente.

Mariana de Oliveira e Lucas Eduardo, ambos de 14 anos e alunos da Escola Estadual Adão de Fátima Pereira, já manifestaram seu interesse em tentar o processo seletivo para o ano que vem - em Informática e Eletrônica, respectivamente. Lucas, inclusive, já planeja participar da equipe de Robótica.

O Programa de Assistência Estudantil também chamou a atenção de Kethelen Cristina, 18 anos, da E. E. General Carneiro. Ela destacou a importância do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas para a diversidade e inclusão e integração de novos alunos.

Os cursos ofertados no Campus Sabará incluem modalidades os cursos técnicos em Administração, Eletrônica e Informática), tecnólogo em Logística e Processos Gerenciais, além de bacharelado em Sistemas de Informação.