Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Defesa de TCC - Nayane França Gomes, discente do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

publicado: 18/02/2019 21h25, última modificação: 18/02/2019 21h25

O IFMG - Campus Sabará Convida a todos para defesa pública de Trabalho de Conclusão de Curso de Nayane França Gomes, discente do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Título do Trabalho:

"Análise de sentimentos no Twitter para a identificação de indivíduos com sintomas de ansiedade relacionados aos Institutos Federais"
  • Autora: Nayane França Gomes

Banca Examinadora:

• Profa. Me. Cristiane Norbiato Targa  (orientadora) - IFMG-Sabará

• Prof. Dr. Carlos Alexandre Silva (co-orientador) - IFMG-Sabará

• Me. Otávio Augusto Malheiros Rodrigues - Cientista de Dados da AeC

• Prof. Me. Daniel Bruno Fernandes Conrado - IFMG-Sabará

Local:

• Local: Auditório do IFMG-Sabará

• Data: 20/02/2019 (quarta-feira)

• Horário: 09h30min

Resumo:

As redes sociais são cada vez mais usadas, seja como forma de entretenimento, comunicação ou liberdade de expressão, sendo responsável por gerar grande quantidade de dados, que extraídos podem apresentar conhecimento útil. Diversos trabalhos têm sido realizados utilizando técnicas de extração de conhecimento por meio de métodos baseados em aprendizado de máquina, como a análise de sentimentos, sobre textos oriundos de redes sociais, permitindo compreender diversos fenômenos sociais complexos. Um dos problemas sociais que afeta milhares de pessoas em todo o mundo é a ansiedade. O objetivo deste trabalho é a criação de um dicionário para uma possível identificação de indivíduos relacionados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil com indicadores de ansiedade. Para a identificação desses perfis foi desenvolvido um dicionário rotulado como ansioso, utilizando métodos de aprendizagem de máquina. Tweets de usuários oriundos de 11 Institutos Federais foram analisados de acordo com o modelo gerado."