Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFMG alcança primeiro lugar em torneio de robótica

Equipe do IFMG alcança primeiro lugar em torneio de robótica

Alunos do Campus Sabará participaram da etapa mineira do torneio First Lego League (FLL), realizado pelo Sesi nos dias 11 e 12 de fevereiro. Equipe Athena venceu na categoria Projeto de Inovação.
publicado: 15/02/2023 14h28, última modificação: 15/02/2023 14h28

Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2023, foi realizada a etapa regional de Minas Gerais do torneio de robótica First Lego League (FLL) temporada 2022/2023. O evento organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) ocorreu em Belo Horizonte, no bairro Buritis. A equipe de robótica do IFMG - Campus Sabará, nomeada Athena (@athena.fll), que participa da competição desde a temporada 2017/2018, alcançou o primeiro lugar na categoria Projeto de Inovação. Com isso, os estudantes foram listados como terceira equipe excedente para ir à etapa nacional que ocorrerá em Brasília, de 15 a 18 de março.

A FLL integra o Torneio de Robótica do Sesi. Desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, sendo um dos principais objetivos despertar o interesse pela robótica, incentivar o gosto pelas ciências e tecnologias com aplicação dos conhecimentos de matemática, física e outras disciplinas. O evento ocorre em mais de 80 países e abrange anualmente mais de 250 mil participantes.

A atual equipe do Campus Sabará é composta por:

- Técnicos: Bruno Nonato, Sabrina Santana.

- Cooperadores: Daniel Rocha, Diego Miranda e Fernanda Honorato.

- Competidores: Ana Clara (1º técnico integrado em informática), Bianca (1º  técnico integrado em eletrônica), Erick (1º  técnico integrado em eletrônica), Gustavo (1º técnico integrado em informática) e Lucas Angelo (1º técnico integrado em eletrônica).

- Mentores: Mariana (1º técnico integrado em eletrônica), Arthur Agabel (2º técnico integrado em informática), André Duarte (2º técnico integrado em eletrônica), João Lucas (2º integrado em eletrônica), Laura Melo (2º integrado em administração), Nathan (2º integrado em informática), Pedro (2º integrado em eletrônica), Raphaela (2º integrado em informática), Thainá (2º integrado em eletrônica) e Victor Aires (3º integrado em eletrônica).

A competição é composta por quatro categorias de avaliação: projeto de inovação; design do robô, desafio do robô e corevalues. Nessa temporada, as equipes tiveram que desenvolver um projeto de inovação com foco em explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. A equipe Athena venceu a categoria Projeto de Inovação.

Felizes com o resultado, os alunos agradeceram ao Campus Sabará pelo apoio, com o empréstimo dos kits de robótica e a disponibilização do espaço para o treino. Também agradeceram ao Sesi-MG pela doação do tapete de missões da competição.