Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG seleciona bolsistas de gestão em ciência e tecnologia para atuação no NIT

IFMG seleciona bolsistas de gestão em ciência e tecnologia para atuação no NIT

publicado: 20/03/2023 14h07, última modificação: 20/03/2023 14h07

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG está com dois processos seletivos abertos (Edital 24/2023 e Edital 25/2023) para selecionar bolsistas que auxiliem na difusão da cultura de propriedade intelectual e inovação tecnológica na instituição. As bolsas são financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

As bolsas variam de R$600 a R$2800 e tem suas inscrições exclusivamente online até o dia 17 de abril. O resultado final será divulgado no dia 28 de abril no site do NIT (clique aqui) e as atividades terão início em 02 de maio. A documentação completa exigida para candidatura às bolsas está disponível nos editais.

Dúvidas entrar em contato através do e-mail nit@ifmg.edu.br.

Confira abaixo as oportunidades:

edital 24/2023 (clique aqui) está com duas vagas abertas para bolsistas de nível IV (portador de título de graduação) e duas vagas para nível VI (graduandos). A remuneração é de R$1600 e R$600, respectivamente, e com duração de até 24 meses, podendo ser prorrogada de acordo com a disponibilidade financeira e aprovação da FAPEMIG.

Dentre as atribuições do bolsista estão: a execução do plano de trabalho do projeto “Metodologia para ampliação da proteção da propriedade intelectual e da transferência tecnológica das pesquisas desenvolvidas no IFMG e potencialização da divulgação científica e tecnológica” (ACN-00113-21), apoio na criação e desenvolvimento de normas e regulamentos na área de inovação e prospecção tecnológica.

Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de abril exclusivamente pelo link do NIT (clique aqui).

Clique Aqui | Edital 24/2023 - Bolsas de gestão em ciência e tecnologia do projeto ACN-00113-21

Anexo I - Barema para o bolsista A2

Anexo II - Barema para o bolsista A3

Anexo III - Barema para o bolsista A4

Já o edital 25/2023 (clique aqui) tem uma bolsa BDCT/FAPEMIG nível II para atuar no Laboratório de Inovação Colaborativa (LIC) desenvolvendo atividades, cursos, palestras e dinâmicas em escolas e eventos, além de apoiar a divulgação do LIC nas plataformas digitais.

Os interessados devem possuir título de mestrado, ser estudante de doutorado ou graduado com quatro anos de experiência em qualquer área do conhecimento. É necessário que o profissional tenha conhecimento ou experiência na área maker, desenvolvimento de produto, eletrônica, programação de computador ou processos de fabricação.

O bolsista selecionado deverá cumprir carga horária de 40h semanais, sendo oito horas diárias. Dentre as atividades estão: desenvolvimento na área maker, utilizando impressora 3D, kit robótica LEGO, kit robótica Arduíno, Drone, programação de computador e máquina de corte a Laser; ministrar capacitações para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de acompanhar as manutenções dos equipamentos do LIC. O valor da bolsa é de R$2800 com vigência de até 30 meses.

As inscrições ficam abertas até 17 de abril exclusivamente pelo link do NIT (clique aqui).

Clique Aqui | Edital 25/2023 - Bolsas de gestão em ciência e tecnologia do projeto Laboratório de Inovação Colaborativa - LIC nas Escolas

Anexo I - Barema para os candidatos à bolsa LIC1 - Edital 25/2023