Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre IFMG e Governo de Minas tem foco no empreendedorismo

Parceria entre IFMG e Governo de Minas tem foco no empreendedorismo

Dois trabalhos de conclusão de curso, apresentados no Campus Sabará, são resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto Federal e o governo estadual.
publicado: 30/06/2023 08h22, última modificação: 30/06/2023 08h22

Exibir carrossel de imagensDa esquerda para a direita: Cristiane Targa, Isaías Mordente, Carlos Severiano, Daniel Conrado e superintendente de Inovação Tecnológica da Sede, Pedro Emboava Vaz

Um acordo de cooperação técnica o IFMG e o Governo de Minas, que foi assinado em 2022, acaba de render seus primeiros frutos no Campus Sabará.  Essa colaboração foi apresentada nos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos alunos Isaías Mordente e Rogério Gonçalves, ambos do curso de Sistemas de Informação.

Os trabalhos tiveram como foco a criação de uma aplicação web para o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), que tem como objetivo facilitar a conexão entre startups e programas de incentivo ao empreendedorismo. “A aplicação reúne empreendedores, sugerindo conexões que possam auxiliar o usuário de acordo com seu perfil. Por exemplo, se sou um empreendedor que possui uma startup que propõe uma solução voltada ao agronegócio, ao buscar o sistema ele pode me indicar programas de incentivo destinados a empreendimentos para essa área”, explica o coordenador do projeto, professor Carlos Severiano.

A banca examinadora dos trabalhos contou com a participação dos professores do campus, Cristiane Targa e Daniel Conrado, além do superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Pedro Emboava Vaz. A qualidade e a relevância dos projetos foram amplamente reconhecidas pelos avaliadores, destacando o profundo impacto que essas iniciativas podem ter no ecossistema de inovação e empreendedorismo mineiro.

A parceria entre o IFMG e o Governo de Minas vai além desses trabalhos de conclusão de curso. Ela prevê a continuidade da colaboração em projetos de pesquisa resultantes do sistema desenvolvido, bem como o suporte do Simi em iniciativas empreendedoras a serem desenvolvidas no Campus Sabará. "Entendo que essa iniciativa, junto de outras que estamos desenvolvendo, tende a ser muito importante no contexto da criação do Ambiente de Inovação, atividade que também coordeno atualmente. Isso pode nos ajudar no posicionamento como entidade que promove a inovação e o empreendedorismo”, conclui o professor Carlos Severiano.