Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Serviços
conteúdo

Serviços

Consulta ao acervo e empréstimo informatizados

Para a realização desses serviços, a biblioteca utiliza o software Pergamum.

 

Boletim de Novas Aquisições

Publicação da Biblioteca do IFMG campus Santa Luzia destinada a toda a comunidade acadêmica e tem por objetivo a divulgação dos materiais adquiridos por compra, doação e permuta, tais como: livros, periódicos, DVD´s, CD’s, TCC’s - Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias.

 

Reserva de obras

Para fazer uma reserva, deve-se consultar a obra e verificar a indisponibilidade de exemplar. A reserva será possível somente quando todos os exemplares estiverem emprestados.

 

Renovação

Para fazer a renovação é necessário acessar o software Pergamum clicar em minha biblioteca ou no link acima e fazer o login.

 

Acesso à internet

As bibliotecas do campi Santa Luzia disponibiliza computadores para pesquisa via internet.

 

Acesso ao Portal de Periódicos da Capes

É uma base de dados que dá acesso a textos completos de artigos de diversos periódicos nacionais e estrangeiros.

 

Disseminação Seletiva da Informação

Cadastrando as áreas de interesse, por meio do Acesso Usuário, no sistema Pergamum, o usuário recebe e-mails de aviso com as obras recentemente incluídas no acervo, relacionadas às áreas escolhidas.

 

Acesso as bibliotecas digitais

São bibliotecas com milhares de materiais disponíveis online.  Para mais informações acesse o link acima.

 

Manual de normalização de trabalhos acadêmicos 

Este manual busca oferecer orientações quanto à utilização das normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos seguindo as orientações da ABNT visando, atender as necessidades de alunos, professores e pesquisadores quanto à normalização de trabalhos acadêmicos.

 

Levantamento bibliográfico

Atendimento personalizado que contribui para as pesquisas dos usuários, permite a localização de referências, resumos e texto integral de documentos sobre assuntos diversos de acordo com dados oferecidos pelos usuários, como por exemplo: palavras-chave, tipologia do material, idioma, etc.  O prazo de entrega é de 5 (cinco) dias úteis.

 

Emissão de nada consta

A declaração de Nada Consta é um documento que comprova a ausência de débito nas bibliotecas, ela é expedida quando o usuário está com a situação de empréstimo regular, ou seja, sem materiais emprestados e sem multas  pendentes. O nada consta pode ser retirado pelo Meu Pergagum caso o usuário não possua nenhum tipo de afastamento na Biblioteca.

 

Ficha Catalográfica

A ficha catalográfica é uma ficha que contém dados descritivos de determinado item bibliográfico, escrita em estruturas padronizadas por convenções internacionais, que tem por objetivo facilitar a identificação de elementos como autoria, título, conteúdo, temática, para orientar o processo de catalogação do item em coleções bibliográficas e por fim, facilitar a recuperação da informação e viabilizar seu acesso. O prazo de entrega é de 5 (cinco) dias úteis.