Secretaria Acadêmica
Apresentação
A secretaria do campus Santa Luzia iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 e é responsável por protocolar as solicitações dos alunos referentes a atendimento especial, segunda chamada de provas, dispensa de disciplinas, ACEA, trancamento parcial e total etc., de acordo com as normas específicas de cada situação (tratadas pela Resolução n°41 de 03 de dezembro de 2013) e aos períodos estabelecidos no Calendário Escolar. A secretaria atua também no registro escolar, sendo responsável pelo registro e guarda dos diários das disciplinas e pela emissão dos boletins escolares, históricos, diplomas e declarações diversas.
A secretaria tem sido importante veículo de disseminação de informações acerca dos processos seletivos de vestibular para a comunidade local.
Recomendamos aos alunos que observem diariamente os murais de sua sala de aula e os murais do hall de entrada do prédio, pois nesses estão afixadas várias informações importantes.
Contatos
Telefone para contato: (31) 3268-5600
Email: secretaria.santaluzia@ifmg.edu.br
MeuIFMG E TUTORIAIS
Tutorial sobre o portal Meu IFMG
Tutorial - Sugestão de Disciplinas
Tutorial para solicitação de renovação de matrícula através do MEUIFMG
SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS, VIA FORMULÁRIO ELETRÔNICO
Solicitação de Comprovante de Matrícula: CLIQUE AQUI
Solicitação de Declaração de Conclusão de Curso: CLIQUE AQUI
Solicitação de Histórico Escolar: CLIQUE AQUI
Requerimento de Participação em Cerimônia de Colação de Grau: CLIQUE AQUI
Solicitação de Ementas/Planos de Ensino: CLIQUE AQUI
PRAZO PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS*
* Em decorrência da pandemia da COVID-19, ficam suspensos os prazos de emissão dos documentos abaixo, passando a ser emitidos conforme demanda do setor.
Declarações: 3 dias úteis
Histórico Escolar: 5 dias úteis
Ementa e Planos de Ensino: 10 dias úteis
SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA
De acordo com o determinado nas resoluções do IFMG de Nº 46 (Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio ) e N° 47 (Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação) de 17 de dezembro de 2018:
O discente poderá solicitar a realização de avaliações perdidas, em segunda chamada, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após o término do impedimento, mediante apresentação de atestado médico ou outro documento que justifique sua ausência.
Solicitação de Segunda Chamada de Atividades: CLIQUE AQUI
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Conforme RESOLUÇÃO Nº 46 e Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 o aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de o discente aproveitar, em seu curso atual, disciplinas cursadas com aprovação em cursos do mesmo nível de ensino no IFMG ou em outras instituições.
Para mais informações e requerimento - 2022.1: CLIQUE AQUI
APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES (ACEA)
Conforme RESOLUÇÃO Nº 46 e 47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 o aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de o discente utilizar, para fins de dispensa de disciplinas em seu curso atual, conhecimentos adquiridos em experiências anteriores, formais ou informais.
Para mais informações e requerimento - 2022.1: CLIQUE AQUI
SOLICITAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As Atividades Complementares são requisitos curriculares obrigatórios para conclusão do curso, que devem ser cumpridas por todos os alunos regularmente matriculados nos cursos superiores.
A carga horária das atividades complementares é composta por participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão, representação estudantil e ação social, cultural ou esportiva. Tais atividades visam complementar a formação do estudante e devem estar diretamente relacionadas aos conhecimentos trabalhados no curso em que está matriculado.
2021.2 - O estudante que completou a carga horária das atividades complementares deve fazer a verificação via formulário online e, caso esteja apto, após o cadastro receberá o link para realização da entrega dos seus comprovantes à coordenação do curso.
TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO
Processo seletivo simplificado de transferência interna, reopção, transferência externa e obtenção de novo título para os cursos superiores do IFMG Campus Santa Luzia.
Para mais informações sobre o processo seletivo simplificado 2021, CLIQUE AQUI.
SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTOS
O Trancamento de Matrícula segundo RESOLUÇÃO Nº 46 e Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e poderá ser realizado com suspensão total das atividades acadêmicas ou com suspensão parcial das atividades acadêmicas.
Para maiores esclarecimentos acesse a RESOLUÇÃO Nº 46 e a RESOLUÇÃO Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018
Solicitação de Trancamento total de matrícula: CLIQUE AQUI
Solicitação de Trancamento parcial de matrícula (disciplinas): CLIQUE AQUI
SOLICITAÇÃO DE DESLIGAMENTO
O Desligamento segundo RESOLUÇÃO Nº 46 e Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 poderá ocorrer por iniciativa do aluno ou de seu representante legal.
Solicitação Desligamento : CLIQUE AQUI
ENCCEJA
Para a certificação do ENCCEJA - Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, você deverá fazer a solicitação de certificação junto à Secretaria Acadêmica do IFMG Campus Santa Luzia. Para mais informações, CLIQUE AQUI.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2021.1
Cursos Técnicos e Superiores: A solicitação de renovação de matrícula é o momento no qual você renova seu vínculo com a Instituição e demonstra seu interesse em cursar o próximo período letivo 2021.1. Esse processo é feito por questionário com o objetivo de atualizar os dados dos alunos, a cada período letivo. Para mais informações, CLIQUE AQUI.