Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Secretaria Acadêmica
conteúdo

Secretaria Acadêmica

Apresentação

A secretaria do campus Santa Luzia iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 e é responsável por protocolar as solicitações dos alunos referentes a atendimento especial, segunda chamada de provas, dispensa de disciplinas, ACEA, trancamento parcial e total etc., de acordo com as normas específicas de cada situação (tratadas pela Resolução n°41 de 03 de dezembro de 2013) e aos períodos estabelecidos no Calendário Escolar. A secretaria atua também no registro escolar, sendo responsável pelo registro e guarda dos diários das disciplinas e pela emissão dos boletins escolares, históricos, diplomas e declarações diversas.

A secretaria tem sido importante veículo de disseminação de informações acerca dos processos seletivos de vestibular para a comunidade local.

Recomendamos aos alunos que observem diariamente os murais de sua sala de aula e os murais do hall de entrada do prédio, pois nesses estão afixadas várias informações importantes.

Funcionamento

A secretaria funciona de segunda-feira a sexta-feira de 07:00 às 21:30.

Telefone para contato: (31) 3268-5601

Email: secretaria.santaluzia@ifmg.edu.br

MeuIFMG E TUTORIAIS

Tutorial sobre o portal Meu IFMG

Meu IFMG

Tutorial - Sugestão de Disciplinas

Tutorial para solicitação de renovação de matrícula através do MEUIFMG

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS, VIA FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Solicitação de Comprovante de Matrícula: CLIQUE AQUI 

Solicitação de Declaração de Conclusão de Curso: CLIQUE AQUI

Solicitação de Histórico Escolar: CLIQUE AQUI 

Requerimento de Participação em Cerimônia de Colação de Grau: CLIQUE AQUI 

Solicitação de Ementas/Planos de Ensino: CLIQUE AQUI

PRAZO PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS*

* Em decorrência da pandemia da COVID-19, ficam suspensos os prazos de emissão dos documentos abaixo, passando a ser emitidos conforme demanda do setor.

Declarações: 3 dias úteis

Histórico Escolar: 5 dias úteis

Ementa e Planos de Ensino: 10 dias úteis

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Conforme RESOLUÇÃO Nº 46 e Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018 o aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de o discente aproveitar, em seu curso atual, disciplinas cursadas com aprovação em cursos do mesmo nível de ensino no IFMG ou em outras instituições.

Para mais informações e requerimento - 2020.2, CLIQUE AQUI.

SOLICITAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são requisitos curriculares obrigatórios para conclusão do curso que devem ser cumpridas por todos os alunos regularmente matriculados, conforme a Resolução Nº 006 de 24 de outubro de 2017.

A carga horária das atividades complementares é composta por participação em atividades de ensino, pesquisa, extensão, representação estudantil e ação social, cultural ou esportiva, conforme especificado nos anexos. Tais atividades visam complementar a formação do estudante e devem estar diretamente relacionadas aos conhecimentos trabalhados no curso em que está matriculado.

1. Design de Interiores - 2020.1

2. Arquitetura e Urbanismo - 2020.2

3. Engenharia Civil - 2020.2

TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

Processo seletivo simplificado de transferência interna, reopção, transferência externa e obtenção de novo título para os cursos superiores do IFMG Campus Santa Luzia.

Para mais informações sobre o processo seletivo simplificado 2021, CLIQUE AQUI.

SOLICITAÇÃO DE TRANCAMENTOS

O Trancamento de Matrícula segundo RESOLUÇÃO Nº 46 e Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018  é a interrupção temporária das atividades acadêmicas e poderá ser realizado com suspensão total das atividades acadêmicas ou com suspensão parcial das atividades acadêmicas.

Para maiores esclarecimentos acesse a RESOLUÇÃO Nº 46 e a RESOLUÇÃO Nº47 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018

Solicitação de Trancamento total de matrícula
 
Solicitação de Trancamento parcial de matrícula (disciplinas)

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2021.1

Cursos Técnicos e Superiores: A solicitação de renovação de matrícula é o momento no qual você renova seu vínculo com a Instituição e demonstra seu interesse em cursar o próximo período letivo 2021.1. Esse processo é feito por questionário com o objetivo de atualizar os dados dos alunos, a cada período letivo. Para mais informações, CLIQUE AQUI.