Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFMG Campus Santa Luzia vence evento internacional promovido pelo BID
conteúdo

Notícias

Equipe do IFMG Campus Santa Luzia vence evento internacional promovido pelo BID

Projeto do curso de Engenharia Civil foi o vencedor do evento e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em setembro de 2020, na categoria “Saneamento”.

Equipe do IFMG Campus Santa Luzia, liderada pelo Prof. Daniel Augusto de Miranda e composta pelo egresso Lorenzo Perpetuo Pinto e pelos estudantes Katy Marilym de Matos Neves e Nelson Xavier Ribeiro Neto, sagrou-se vencedora, no dia 17 de setembro de 2020, da maratona de inovação ‘e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe’, na categoria “Saneamento”.

O evento é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com intuito de estimular e apoiar jovens pesquisadores a desenvolver soluções inovadoras para fazer face aos desafios mais urgentes relacionados ao abastecimento de água, saneamento e higiene, com aplicação obrigatória a assentamentos informais na América Latina e Caribe.

O projeto do IFMG Campus Santa Luzia já havia sido um dos 30 classificados, dentre 169 propostas recebidas pelo BID em todo o continente latino-americano e Caribe. A proposta submetida pelo grupo contemplou a Ocupação da Izidora (Granja Werneck), última área de grande porte não parcelada do município de Belo Horizonte, na divisa com Santa Luzia, que conta com cerca de 8.000 famílias e 30.000 moradores. A Ocupação Izidora é considerada um dos sete casos mais graves do mundo em termos de violações dos direitos humanos, conforme julgado pelo Tribunal Internacional de Despejos (Equador).

C:\Users\DanielAugusto\Documents\IFMG\2020_1\17_e_Hackathon_Agua_Saneamiento_Higiene\Proyecto_Final\figura.jpg

O Prof. Daniel Augusto de Miranda, líder da equipe, destaca o papel dos IFs para o fortalecimento dos arranjos locais e afirma que:

"Esta grande conquista do IFMG como um todo, não apenas do Campus Santa Luzia e especificamente da equipe do curso de Engenharia Civil, é uma ação fundamental em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados a partir do mapeamento do potencial de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito do Instituto Federal, conforme preconizado pela Lei Federal nº 11.892/2008. Saímos fortalecidos deste evento e preparados para promover o bem estar social com muita responsabilidade e profissionalismo. É realmente uma grande vitória para a educação pública brasileira"

A equipe vencedora da maratona de inovação do BID receberá como prêmio a participação de um de seus membros na Edição Latino-americana do Programa Young Water Fellowship 2021, que inclui uma capacitação inteiramente financiada sobre negócios, água e saneamento, 5 mil dólares de capital para auxílio na execução no plano de negócios proposto e tutoria com especialistas durante o ano de 2021.

O Diretor Geral do IFMG Campus Santa Luzia, Wemerton Luis Evangelista, comemora essa grande conquista do Ensino Público Brasileiro e parabeniza a equipe:

"Primeiramente quero falar da imensa satisfação e alegria com que recebemos o resultado da classificação desse projeto, liderado pelo professor Daniel Miranda e composta por um grupo de dois alunos e um egresso do curso de Engenharia Civil do IFMG Campus de Santa Luzia, durante o evento que aconteceu ao vivo e foi acompanhado atentamente pela torcida de parte de nossos colegas do IFMG. Acho que esse tipo de resultado, diga-se de passagem o único projeto aprovado do Brasil no evento, vem somente evidenciar e reforçar a qualidade do Ensino Público Brasileiro, em especial o promovido pelos Institutos Federais. E para o nosso campus, IFMG Santa Luzia, projeto dessa natureza, no caso com foco nas questões ligadas ao saneamento e sociais de uma ocupação no entorno do município, Ocupação Izidora, traduz sem qualquer sombra de dúvidas, o elevado nível técnico de nossos servidores e discentes, e também a importância de nossa contribuição, enquanto Instituto Federal, para com a transformação da realidade social do nosso entorno. ”

Mais informações sobre o projeto vencedor do e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe poderão ser obtidas na página oficial do evento: CLIQUE AQUI

registrado em: