Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante de Arquitetura e Urbanismo produz cartilha sobre "Patrimônio Cultural do Bairro Floresta - Belo Horizonte"
conteúdo

Notícias

Estudante de Arquitetura e Urbanismo produz cartilha sobre "Patrimônio Cultural do Bairro Floresta - Belo Horizonte"

A primeira versão da cartilha de educação patrimonial intitulada "Patrimônio Cultural do Bairro Floresta - Belo Horizonte" foi desenvolvida pela estudante Alda Luiza Moura, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFMG Campus Santa Luzia, inicialmente como trabalho final da disciplina de Técnicas Retrospectivas, ministrada pela professora Isadora Monteiro.

O resultado positivo da experiência, além do claro potencial de aprimoramento e uso do material, estimulou a discente a produzir uma versão expandida da cartilha, através de uma parceria com a estudante de Arquivologia Sarah Dreger, da UFMG.

A cartilha possui algumas reflexões sobre patrimônio cultural, uma breve história do bairro, linha do tempo com acontecimentos importantes, roteiros turísticos, páginas dedicadas à Praça Comendador Negrão de Lima e à Rua Sapucaí, curiosidades, um vasto acervo de fotografias, que registram momentos desde o início do bairro até os dias de hoje, além de um poema do Carlos Drummond de Andrade, um de seus mais ilustres moradores.

 De acordo com a professora Isadora Monteiro, o material é voltado, principalmente, para o público leigo interessado na história da cidade de Belo Horizonte e do bairro Floresta. Funciona como um instrumento de reflexão sobre a importância de preservar o patrimônio cultural, bem como para servir de memória para os moradores e ex-moradores.

As estudantes estão produzindo também um artigo científico para compor a cartilha e publicizar a pesquisa desenvolvida, que devido a pandemia de Coronavírus não pode ser distribuída fisicamente no Campus Santa Luzia, de acordo com o planejamento inicial.

Para baixar a cartilha "Patrimônio Cultural do Bairro Floresta - Belo Horizonte": CLIQUE AQUI