Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG – Santa Luzia pela primeira vez na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Entre maio e agosto de 2023, a UNICAMP organiza a 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, evento que contou com a inscrição de cerca de 100 mil estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental de todas as partes do território nacional. - https://www.olimpiadadehistoria.com.br

Sob a orientação do Prof. Francisco Macedo, o IFMG Campus Santa Luzia participou pela primeira vez do evento, contando com três equipes inscritas: Aranãs (Maria Eduarda Matos, Maria Damião, Maria Eduarda Cares), Darcy Ribeiro (Ana Bispo, Diego Silva, Jasmin Oliveira) e Jedis e Titãs (Letícia Leal, Letícia Prado, Walker Garajaú).

Além da final presencial na UNICAMP, o evento é composto por 6 fases online. Nossas equipes competiram até a 4ª fase. Somente uma equipe de todo o IFMG, do campus Bambuí, chegou à final da competição.

Para nós, do IFMG Campus Santa Luzia, o evento foi um grande aprendizado, uma vez que a competição é muito diferente das provas de História tradicionais. As questões da ONHB buscam familiarizar os(as) estudantes com os fundamentos da pesquisa científica. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como Geografia, Literatura, Arqueologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo, atualidades etc.

Em 2024, mais experientes, nossos(as) “atletas olímpicos(as)” têm expectativas ainda maiores em relação ao evento!

Parabéns a todos(as)!

registrado em: