Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG prepara plano de retorno presencial das atividades
conteúdo

Notícias

IFMG prepara plano de retorno presencial das atividades

Compra de itens que serão utilizados para o cumprimento de protocolos sanitários já está em andamento. Retorno de setores administrativos e das aulas será feito gradualmente, em momentos diferentes, respeitando decretos e recomendações das autoridades de saúde.

Com o avanço da vacinação em diversos grupos prioritários, incluindo os trabalhadores da educação, e a tendência de queda nos índices da pandemia, o IFMG deu início à preparação para o retorno das atividades presenciais, o que poderá ocorrer neste segundo semestre. Para isso, a Pró-reitoria de Administração e Planejamento tem trabalhado na compra de itens necessários para adaptar os espaços físicos às normas sanitárias. A expectativa é a de que, quando os servidores e alunos puderem voltar a frequentar os campi, encontrem um ambiente seguro.

Processos licitatórios estão sendo realizados com o objetivo de equipar as unidades. Foi feita a aquisição de insumos, que serão usados na higienização de ambientes, como o álcool 70%, dispensers e frascos. Também serão adquiridos termômetros clínicos para medir a temperatura das pessoas que acessarem as dependências do IFMG, além de máscaras e protetores faciais, que serão distribuídos aos servidores e colaboradores. Salas e espaços de convivência receberão cartazes de sinalização com orientações sobre o protocolo sanitário.

Portaria com orientações

Com a participação do Comitê Gestor de Crise e do Colégio de Dirigentes, que reúne gestores dos 18 campi e Reitoria, está sendo elaborada uma portaria com as diretrizes gerais que a instituição deverá seguir de modo a garantir um ambiente seguro, respeitando as medidas de prevenção. O retorno de cada unidade ocorrerá conforme critérios definidos na portaria, que levarão em conta decretos municipais, avaliação interna das unidades e orientações do poder público para retomada de atividades presenciais nas instituições de ensino.

Ainda não há datas definidas, mas a expectativa é de que a retomada seja feita em etapas, com restrição do número de pessoas, em estrito alinhamento com os indicadores epidemiológicos. Para frequentar as unidades, será obrigatório o uso de máscaras; a higienização das mãos e o distanciamento social.

Retorno das aulas presenciais

Já o retorno presencial das aulas e outras atividades pedagógicas, como pesquisa e extensão, será autorizado a partir da publicação de uma Instrução Normativa contendo as orientações complementares e específicas a respeito das regras de retomada do ensino presencial. Os campi terão autonomia para avaliar indicadores locais e definir considerando as necessidades de cada curso ofertado, optando pelo ensino híbrido em vários casos.

Nas próximas semanas, o IFMG divulgará mais informações sobre o plano de retorno das atividades presenciais. Também estão previstas reuniões com os servidores para esclarecimento de protocolos e regras que vão nortear a retomada.