Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro com temática voltada à melhoria das condições de habitabilidade de cidades conta com colaboração de professora do IFMG Campus Santa Luzia
conteúdo

Notícias

Livro com temática voltada à melhoria das condições de habitabilidade de cidades conta com colaboração de professora do IFMG Campus Santa Luzia

No dia 20 de julho, ocorreu o lançamento do livro "A Net Zero Dream: a geração de energia elétrica tomando a cidade como base", na livraria Blooks, localizada no prédio da reitoria da Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ). A professora Fernanda Coelho, do IFMG Campus Santa Luzia, compôs o comitê editorial e é autora de um dos capítulos do livro.

O livro foi organizado pela professora Louise Lomardo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e contém 12 trabalhos de pesquisadores de várias instituições de ensino (IFMG, UFF, UERJ, UFRJ, Unilasalle, Berliner Hochschule für Technische) vinculados ao Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental - LabCECA/UFF.

Esses trabalhos compõem uma visão multifacetada em direção a prédios e cidades com balanço zero de energia e a menores emissões de GEEs.

01.png

02.png

 

 Resumo da publicação:

O livro A Net Zero Dream – a geração de energia elétrica tomando a cidade como base, que agora chega às livrarias, organizado por Louise Land B. Lomardo, é produto de um trabalho coletivo, fruto de muitos anos de pesquisa. A obra reúne especialistas de várias áreas do conhecimento voltadas para a melhoria das condições de habitabilidade de nossas cidades em geral e dos prédios públicos e privados, em particular. Conforme poderemos comprovar com a leitura do conjunto de artigos, são muitos os avanços tecnológicos disponíveis para a redução da diferença entre o que se produz e o que se consome de energia nas cidades e nos edifícios. Mas, a tarefa mais importante dessa publicação é divulgar essas possibilidades nos meios acadêmicos e entre os profissionais arquitetos, engenheiros e demais áreas afins, no sentido de apoiá-los nas decisões projetuais e nas disputas contra a degradação do ambiente natural e construído, seja por desconhecimento das soluções disponíveis, seja pela ganância dos setores imobiliários. Na esperança de dias melhores, desejo uma boa leitura!

registrado em: