Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes do IFMG Santa Luzia visitam a Casa Cor® Minas Gerais 2019

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, professores e estudantes do IFMG campus Santa Luzia realizaram no último dia 10 de outubro de 2019 uma visita guiada a 25ª edição da mostra CASACOR® Minas Gerais.

O local escolhido para sediar a mostra neste ano foi o Palácio das Mangabeiras (Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras - Belo Horizonte/MG). Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ornado por jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx, o imóvel foi inaugurado em 1955 para ser residência oficial dos governadores de Minas Gerais.

Por anos o acesso ao Palácio das Mangabeiras ficou restrito. A possibilidade de visitação trouxe a toda população a possibilidade de conhecer um pouco mais da história de Belo Horizonte e Minas Gerais. De acordo com o diretor executivo da CASACOR® Minas Gerais, Eduardo Faleiro, “só valorizamos aquilo que conhecemos. (...) temos uma luta muito grande na valorização do patrimônio histórico e consideramos importante que a população conheça, entre, entenda a beleza e ajude, de uma forma conjunta, a preservar mais a memória da cidade”.

De acordo com a professora Samantha Cidaley, “a visita a CASACOR® 2019 possibilitou aos estudantes o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática no campo profissional do Design de Interiores. Observar arranjos e experimentar ambiências projetadas por arquitetos, designers e paisagistas mineiros é muito importante para a formação em Design de Interiores”. Para a professora “a riqueza dessa atividade está na possibilidade de os integrantes do grupo compartilharem percepções e reflexões individuais sobre tendências em materiais, móveis e estilo de vida além de exercitar a capacidade de análise e crítica em relação aos projetos de ambientes na atualidade”. Nesse mesmo sentido, a professora Viviane Gomes entende que “a visita técnica a CASACOR® possibilita ao estudante conhecer de perto novos materiais e aplicações, assim como, desenvolver a habilidade de uma análise crítica da funcionalidade e composição estética”.

Com o intuito de desenvolver a capacidade de observação e pensamento crítico dos estudantes do 2° e 4° períodos do curso de Design de Interiores, a atividade foi planejada pelas professoras designers Carla Bastos, Paula Glória, Samantha Cidaley e Viviane Gomes. Para promover a interação entre os estudantes e professores do curso e Design de Interiores e dos demais cursos do campus Santa Luzia (Engenharia, Arquitetura, Paisagismo, Edificações e Segurança do Trabalho) a possibilidade de participação foi aberta a toda comunidade acadêmica.