Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponte Nova Recebe Visita Internacional e Fortalece Cooperação Acadêmica com Lycée Nature, da França

publicado: 21/10/2024 09h27, última modificação: 22/10/2024 07h20

O IFMG Ponte Nova foi palco de mais um importante passo na internacionalização de suas atividades. No dia 15 de outubro, o campus recebeu a visita da diretora do Lycée Nature, Patricia Darjo, e do artista plástico Emmanuel Lacouture, ambos vindos da França.

A recepção foi organizada pela equipe liderada pelo diretor Luciano Espiridião, contando com atividades que aproximaram a comunidade acadêmica de experiências culturais e educativas internacionais.

Atividades Culturais e Acadêmicas

A visita contou com encontros separados entre os representantes franceses, estudantes, professores e participantes do curso de Gastronomia ofertado pelo campus (sob coordenação do prof. Leonardo Paiva). Durante o evento, houve a degustação do tradicional feijão tropeiro, destacando a troca cultural entre os países. O professor Luciano Moreira dos Santos, do Campus Ouro Preto, atuou como intérprete ao longo das atividades.

Um dos pontos altos foi o ateliê de pintura conduzido por Emmanuel Lacouture, no qual estudantes produziram dois quadros temáticos: um sobre o ecossistema local e outro sobre o Pontilhão de Ferro e a Igreja Matriz São Sebastião. Essas obras farão parte de um acervo que Lacouture apresentará na COP 30, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA), e no Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade.

Fortalecimento da Cooperação Internacional

A visita ao Campus Ponte Nova integra um calendário mais amplo de atividades da comitiva francesa, que está no Brasil para consolidar parcerias com os Institutos Federais. O principal marco dessa cooperação ocorreu no dia 17 de outubro, quando foi assinado um Acordo de Cooperação entre o IFMG e o Lycée Nature, na Reitoria do IFMG, em Belo Horizonte. O acordo, com validade de cinco anos, permitirá intercâmbios acadêmicos e culturais, além de fomentar projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para agroecologia, mudanças climáticas e alimentação sustentável.

Segundo Patrícia Darjo, o objetivo central da parceria é possibilitar que jovens dos dois países troquem experiências acadêmicas e culturais para refletirem sobre um futuro mais sustentável. O reitor Rafael Bastos Teixeira destacou a importância da cooperação como um passo na consolidação das parcerias internacionais do IFMG, lembrando o histórico de colaborações com instituições francesas e a expectativa para o Fórum Ciência e Sociedade, que será sediado pelo Campus Bambuí em 2025.

Impacto Local e Internacional

Além das atividades realizadas no IFMG, a visita contemplou encontros com a comunidade local. Emmanuel e Patricia conheceram a sede da APAE e outros pontos turísticos de Ponte Nova, como o Parque Florestal Passa-Cinco, acompanhados por representantes locais. A diretora Rita Cesarino e o professor Gilson José de Oliveira da Fundação Menino Jesus, além de José Alfredo Padovani (Presidente da APAE Ponte Nova), também participaram dos encontros.

O presidente do Grêmio Estudantil, João Paulo Mansur, expressou otimismo com a parceria: "Quando a gente vê um projeto como este, nota-se que a nossa cidade tem muito potencial." A expectativa é que a cooperação inspire mais estudantes e servidores a participarem de programas de intercâmbio, ampliando suas perspectivas culturais e acadêmicas.

Próximos Passos

A visita da comitiva francesa segue até o início de novembro, passando por outras unidades do IFMG e Institutos Federais no Maranhão e em Pernambuco. Ao longo do mês, serão realizados encontros de planejamento e atividades preparatórias para a COP 30 e o Fórum Franco-Brasileiro.

Com iniciativas como essa, o IFMG reforça seu compromisso com a internacionalização e o desenvolvimento sustentável, aproximando a comunidade acadêmica de importantes diálogos globais.

Veja a repercursão da Visita

TV Educar:

Folha de Ponte Nova:

Site do IFMG Campus Ouro Preto:

Site da Reitoria:

registrado em: