Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim realiza reunião sobre os impactos do contingenciamento
conteúdo

Notícias

Campus Betim realiza reunião sobre os impactos do contingenciamento

publicado: 27/05/2019 13h53, última modificação: 02/08/2019 09h20

Em reunião realizada no auditório do Campus Betim, na sexta-feira (24/05), o professor Welinton La Fontaine Lopes, diretor-geral, apresentou aos servidores as ações definidas para enfrentar os efeitos do bloqueio orçamentário imposto pelo Ministério da Educação.

No Campus Betim, o bloqueio foi de R$ 1.004.360,03, o que representa 33,43% do orçamento total para 2019. Esse contingenciamento afeta diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela unidade. De imediato, estão suspensas todas as compras de equipamentos. Também foram interrompidos os processos de aquisição de insumos para aulas práticas e projetos. De acordo com o diretor de administração e planejamento do Campus Betim, Matheus Gonçalves, será necessário priorizar item a item, de forma a comprar apenas o essencial, evitando o interrompimento das aulas até que a situação seja normalizada.

As professoras Flávia Siqueira e Silvéria Neves, coordenadoras de pesquisa e extensão, respectivamente, ressaltaram que as bolsas de pesquisa e extensão estão mantidas, o que é importante para garantir os projetos que já estão em andamento. Todavia, todos os processos de compra para atender esses projetos estão suspensos. A professora Flávia ressaltou que a rede federal se caracteriza pelo tripé “ensino, pesquisa e extensão”, sendo necessário um grande esforço para manter essas atividades nesse momento conturbado.

O diretor Welinton explicou que a assistência estudantil também será preservada, uma vez que é essencial para a manutenção dos estudantes nos cursos. Todavia, todas as visitas técnicas previstas para o ano foram adiadas para o segundo semestre, assim como as ações de capacitação de servidores, na expectativa que os recursos sejam liberados futuramente.

A professora Jaqueline Moura, diretora de ensino, pesquisa e extensão, explicou que os cursos foram os mais afetados, uma vez que os investimentos previstos, como compra de equipamentos para laboratórios, estão parados. Observou que esse momento difícil exigirá muito esforço de todos os docentes e técnicos administrativos para a manutenção das nossas atividades educacionais. Ainda, que teremos de buscar alternativas junto a outras instituições para a promoção das atividades práticas e experimentais.