Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Bibliotecas Virtuais
conteúdo

Bibliotecas Virtuais

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h30, última modificação 09/02/2024 13h00

  

Biblioteca Virtual

Biblioteca Virtual é uma plataforma de  livros digital composto por mais de 9.100 títulos, que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, entre outras. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com títulos de editoras parceiras:  Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicologo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus e Interciência. A Biblioteca Virtual possui aplicativo para tablets e smartphones (Android e iOS) disponíveis para download gratuito no Google Play e App Store.

Importante: o primeiro acesso deve ser realizado através do catálogo online da biblioteca. Quando abrir o e-book, volte a tela principal da Biblioteca Virtual (BV), preencha os dados do seu perfil e altere a senha. A partir de então, se desejar, você poderá acessar os livros diretamente na BV (utilizar CPF, senha cadastrada na plataforma e selecionar a instituição IFMG).

Tutorial  de acesso a Biblioteca Virtual  

Manual do Usuário BV

 

Target GEDWeb 

Target GedWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios. Ele oferece acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas, entre elas: Normas ABNT NBR/NM; Normas Internacionais e Estrangeiras (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras); Diários Oficiais; Projetos de Norma Brasileira em Consulta Nacional; Regulamentos Técnicos/Portarias do INMETRO; Normas Regulamentadoras do MTE; Resoluções; Procedimentos ONS; Procedimentos ANVISA; Resoluções MAPA; Legislações CONAMA; etc.

Importante: acesso exclusivo através do catálogo online, onde deve-se pesquisar o termo desejado, selecionar a aba “Pesquisa Target GEDWeb“, clicar no ícone “cadeado” e inserir seu usuário/senha da biblioteca.

Tutorial  de  acesso a Target 

Manual do Usuário Target

 

Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual."

Tutorial Acesso a Comunidade acadêmica do IFMG

Tutorial acesso aplicativo Portal Capes

 

Portal Domínio Público

Portal Domínio Público  é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a toda sociedade um acervo de mais de 123 mil ,o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual de acesso gratuito do Brasil.

Seu principal objetivo é de promover o amplo acesso  gratuito às  obras literárias, artísticas e científicas ( na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.

Contribuindo para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Acesso

 

Bibliotecas virtuais de acesso aberto

Biblioteca Virtual Link para acesso
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin https://www.bbm.usp.br/pt-br/
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações http://bdtd.ibict.br/vufind/
Biblioteca Digital Mundial https://www.wdl.org/pt/
Biblioteca Digital do Senado http://www2.senado.leg.br/bdsf/community-list
Biblioteca Digital e Sonora http://bds.unb.br/
Biblioteca Nacional Digital http://bndigital.bn.gov.br/acervodigital/
Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Google Book https://books.google.com/?hl=pt-BR
Library https://www.nal.usda.gov/
O Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto http://oasisbr.ibict.br/vufind/
Porta de livro aberto da USP http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP
Portal de Livro Aberto em CT&I ­http://livroaberto.ibict.br/
Projeto Gutenberg https://www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal
Projeto Livro Falado http://www.livrofalado.pro.br/
Repositórios Institucionais Região Norte http://redenorte.ufam.edu.br/
Scielo Livros  http://books.scielo.org/
Scielo Periódicos  https://www.scielo.org/pt/periodicos/listar-por-assunto/
EduCapes https://educapes.capes.gov.br/