Perguntas Frequentes
Quem pode usar a biblioteca?
- Alunos regulares e especiais (matrículas isoladas, cursos FIC e outros programas/projetos de formação); - Servidores, visitantes e contratados;
- Terceirizados, estagiários e bolsistas externos;
- Egressos do IFMG e comunidade externa (consulta local).
Qual é o horário de atendimento ao público?
A biblioteca do IFMG Campus Betim está aberta para visitas, consultas ao acervo e demais atividades de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.
Quais são os contatos da Biblioteca?
E-mail: biblioteca.bt@ifmg.edu.br
Tel.: (31) 3532-5933
Como posso consultar o acervo da biblioteca?
Através da interface de usuário do Pergamum IFMG.
Link: http://pergamum.ifmg.edu.br
Como fazer o cadastro na biblioteca?
Para poder usufruir dos serviços de circulação oferecidos pelas bibliotecas, os usuários deverão ter vínculo formal com o IFMG, bem como realizar o cadastro da senha na biblioteca do campus que possuir vínculo, mediante a apresentação de documento de identificação oficial com foto.
Bolsistas, estagiários externos e alunos especiais que participam de algum programa de formação desenvolvido pelo IFMG deverão apresentar, além do documento oficial com foto, comprovante de residência (emitido, no máximo, há 3 (três) meses).
A comunidade externa poderá utilizar o espaço das bibliotecas para estudo e consulta local ao acervo, não sendo permitido o empréstimo de materiais.
Quantos títulos são possíveis emprestar e por quanto tempo?
- Alunos regulares, Técnicos-Administrativos, Terceirizados, Estagiários externos, Bolsistas externos e Alunos especiais - 5 materiais bibliográficos distintos – 7 dias corridos;
- Docentes - 7 materiais bibliográficos distintos – 14 dias corridos;
É possível renovar os empréstimos?
A renovação pode ser feita diretamente no balcão de empréstimo na biblioteca ou através do link: https://pergamum.ifmg.edu.br/login?redirect=/. A renovação poderá ser feita 5 vezes, desde que o empréstimo não estiver vencido e se não tenha reserva;
Como fazer uma reserva?
Na interface do Pergamum, procure o material bibliográfico desejado na área de pesquisa. Após encontrá-lo, clique em “reserva” no menu à esquerda e faça o login para finalizar a reserva. Lembre-se de que o prazo para retirar o material na Biblioteca é de 24 horas; caso contrário, a reserva será repassada ao próximo usuário da lista de espera.
O que ocorre se eu devolver o material bibliográfico em atraso?
Para cada título atrasado, o usuário ficará suspenso pelo dobro de dias por cada dia e título em atraso.
Posso solicitar livros de outras bibliotecas?
Não possuímos sistema de malote.
O que posso fazer se não encontro a informação que procuro na biblioteca?
A biblioteca oferece um serviço de informação para atender qualquer consulta relacionada com seu âmbito de atividade. Para maiores informações procure a equipe da Biblioteca.
