Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim publica artigos de alto impacto em Artes Cênicas

Professor do Campus Betim publica artigos de alto impacto em Artes Cênicas

publicado: 28/09/2023 13h51, última modificação: 28/09/2023 13h51

O professor Tiago Cruvinel, docente da disciplina de Arte, publicou três artigos de alta relevância (Qualis A1) em renomadas revistas acadêmicas de Artes Cênicas em instituições de destaque no Brasil: UFMG, UDESC e USP. A classificação Qualis A1 é a mais alta estabelecida pela CAPES, o que demonstra excelência de nível internacional para os trabalhos publicados.

Esses três artigos representam os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado, realizada no período de setembro de 2022 a agosto de 2023, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e na École Supérieure de Théâtre d'Université du Québec à Montréal - UQÀM.

Segue uma breve descrição dos artigos:

1. "Do Mal Totalitário ao Ensino de Arte: Violência Institucional Promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos"

Neste artigo, o professor Tiago Cruvinel analisou três produções acadêmicas financiadas pelo governo Bolsonaro, as quais tinham como objetivo gerar violências institucionais contra estudantes dissidentes sexuais e desobedientes de gênero, além de restringir a liberdade de ensinar das professoras e professores de arte em relação a questões de gênero, sexualidade, raça, natureza e classe social. O estudo concluiu que, diante do mal totalitário, é crucial entender como a extrema direita tem articulado suas políticas educacionais, visando fortalecer a resistência a essas medidas.

Link para o artigo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41805

2. "Um Ensino Ilustrativo de Teatro: Raça, Gênero, Sexualidade e Classe Social em Livros Didáticos"

Este segundo artigo, em coautoria com Túlio Fernandes Silveira, mestrando em Artes Cênicas na UDESC, analisou se o ensino de teatro tem abordado questões de poder dominantes e seus regimes regulatórios em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 para o Novo Ensino Médio (NEM), na área de Linguagens e suas Tecnologias. Através da aplicação da Teoria Queer e dos estudos de Gênero, a pesquisa buscou verificar se os livros didáticos proporcionam perspectivas críticas em relação a raça, gênero, sexualidade e classe social no conteúdo e nas atividades relacionadas ao teatro. Os resultados demonstraram que, em relação a essas categorias, o ensino de teatro nos livros analisados permanece predominantemente ilustrativo.

Link para o artigo: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23583

3. "Docentes com Licenciatura em Teatro na Educação Básica: Dados Quantitativos de 2022 nas Escolas Públicas no Brasil"
No terceiro artigo, também em coautoria com Túlio Fernandes Silveira, o foco foi na divulgação de parte dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2022 sobre a quantidade de docentes com licenciatura em Teatro que atuam nas escolas públicas do Brasil, em diferentes regimes de contratação. Os resultados revelam a escassez de docentes de Teatro, o que pode levá-los a enfrentar desafios diante das políticas educacionais neoliberais, potencialmente ameaçando sua continuidade nas instituições de ensino. A pesquisa também ressalta a discrepância na contratação de docentes de Teatro em comparação com outras áreas, como Artes Visuais.

Link para o artigo: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/209859

Esses trabalhos contribuem significativamente para a compreensão e aprimoramento do ensino de arte e teatro no Brasil, bem como para a formação de futuros docentes na área.