Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa desenvolvida em Betim é apresentada em congresso de Ciência de Materiais

publicado: 08/11/2022 13h01, última modificação: 08/11/2022 13h01

O trabalho "Estudo comparativo entre métodos de deformação plástica severa ECAP e a variação ECAP-CONFORM", conduzido no Campus Betim, foi apresentado no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais – CBECiMat, organizado pelo Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos na cidade de Águas de Lindóia-SP.

A apresentação foi realizada pelo ex-aluno do Campus Betim e atual engenheiro mecânico, Paulo Brandão, e pela professora Nayara Silva, que atuou como professora substituta no Campus Betim. A pesquisa também teve a participação do estudante Luis Ferreira e do professor André Félix.

De acordo com a professora Nayara, processos de deformação plástica severa (SPD) vem sendo utilizados em diversos materiais com o objetivo de obter materiais mais resistentes a partir do refino microestrutural. Um dos maiores desafios tem sido a implantação desses processos de conformação em escala industrial. A pesquisa desenvolvida no Campus Betim levantou as principais propriedades alcançadas considerando uma variação do processo ECAP (Extrusão Angular por Canais Iguais) com potencial para aplicação industrial. Para Nayara, o estudo é muito importante para a comunidade científica da área de metalurgia e materiais e também para a indústria de conformação mecânica.