Geral
Institucional
Em acordo com o disposto no Artigo 6º da lei 11.892, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais têm por característica e finalidade ofertar uma educação profissional e tecnológica em vários níveis e modalidades, formando cidadãos conscientes e críticos para atuarem em diversos setores da economia local, regional e nacional; promover a integração entre os vários níveis de ensino profissional e tecnológico (educação profissional integrada, concomitante, subseqüente, superior e pós – graduação) e a formação continuada; estimular e incentivar a pesquisa científica e a produção de novas tecnologias.
O programa e-Tec Brasil tem por objetivo a formação profissional de nível médio a distância, constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e visa levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio. Trata-se de uma ação incluída no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante do Ministério da Educação, por meio da articulação da Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Devido às grandes distâncias e à falta de disponibilidade de tempo e recursos financeiros para saírem de suas cidades, muitas pessoas deixam de ter acesso à Educação Profissional e Tecnológica.
Com vistas a ampliar ainda mais o processo de democratização da educação profissional e tecnológica, o IFMG, através de seu Centro de Educação a Distância (CEAD), têm se apoiado em inovadoras TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) para prover educação a distância.
O CEAD é um órgão criado com fins de fornecer suporte aos cursos a distância em suas necessidades operacionais. Educação a distância ou EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. A EAD vem sendo uma alternativa, por parte de políticas públicas de governos, para promover a inclusão social pela inclusão digital, bem como sendo utilizada como instrumento de fundamental importância para atender a grandes contingentes de alunos de modo mais barato e flexível comparada com o ensino presencial.
Neste contexto, o CEAD do IFMG oferece de acordo com as determinações legais presentes no Catálogo Nacional de Nível Técnico (CNCT, 2008), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional (Ministério da Educação, 2000), no Decreto 5.154/2004, os seguintes cursos técnicos:
- Automação Industrial;
- Controle Ambiental;
- Edificações
- Eletroeletrônica
- Hospedagem;
- Metalurgia
- Serviços Públicos.