Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Técnico em Administração (I)
conteúdo

Técnico em Administração (I)

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 25/01/2024 13h00
 Administração Turno: Integral
Duração: 3 anos
Vagas: 50 vagas anuais
Ingresso: Processo Seletivo e transferências
 

Apresentação

O curso Técnico em Administração foi proposto de forma a tornar o egresso apto a executar as atividades relativas à administração nos mais diversos setores de uma organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. O egresso poderá, inclusive, empreender o próprio negócio. O curso tem como objetivo geral formar profissionais de nível técnico em Administração, visando a uma atuação crítica, ética e responsável no mundo do trabalho.

Perfil Profissional

O técnico em Administração formado pelo IFMG - Campus Ouro Preto será dotado de uma formação humana geral e de uma formação profissional que lhe possibilite a construção de uma visão crítica da sociedade, espírito criativo e empreendedor, capaz de desenvolver atividades inerentes a sua área de formação.

A área profissional de Administração compreende atividade de administração e de suporte logístico à produção e à prestação de serviços em qualquer setor econômico e em todas as organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.
O curso Técnico de Administração propõe a formação de um técnico com as seguintes competências:

Gerais:

  • conhecer e saber utilizar as tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações;
  • ser capaz de realizar ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação;
  • conhecer e saber utilizar tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética;
  • conhecer sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos e educação ambiental.


Específicas:

  • ser capaz de executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques;
  • ser capaz de operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material;
  • ser capaz de utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
 

Mercado de Trabalho

O técnico em Administração pode exercer sua função em todas as esferas da sociedade em que houver trabalhadores, como: fábricas, hospitais, empresas comerciais e indústrias, estatais, entre outras. Dentro dessa perspectiva, o técnico em administração pode desempenhar atividades diversas, dentre outras: conduzir processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento e avaliação de desempenho de colaboradores; planejar e controlar a logística de produtos, materiais, bens e serviços, envolvendo compras, armazenagem e transporte; executar atividades nas áreas fiscal, financeira e contábil; analisar cenários competitivos, suprindo o planejamento.
 

Informações Gerais

Denominação do Curso: Curso Técnico em Administração 
Ato Autorizativo: Resolução nº 001 de 27 de fevereiro de 2014, do Conselho Acadêmico do IFMG-Câmpus Ouro Preto 
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios 
Modalidade oferecida: Integrado 
Título acadêmico conferido: Técnico em Administração 
Modalidade de ensino: Presencial 
Regime de Matrícula: Anual por série 
Tempo de Integralização: Mínimo de 3 anos e máximo de 6 anos 
Total de Vagas Anuais: 50 vagas 
Turno de Funcionamento: Integral 
Carga Horária Total das Disciplinas Básicas: 
Carga Horária Total das Disciplinas de Formação Específica: 1.004 horas 
Carga Horária Total do Curso: 3.150 horas 
Endereço do Curso: Rua Pandiá Calógeras, 898 – Bauxita – Ouro Preto – MG
Forma de ingresso: o acesso ao curso ocorrerá mediante processo seletivo, conforme previsto em Edital Público, bem como por processo de transferência interna ou externa. 
Coordenador de Curso/Titulação/E-mail: Leila Maria Alves Carvalho/Graduação/leila.carvalho@ifmg.edu.br

Documentos